Leo Prates articula mutirão do INSS em Salvador e garante mais dignidade a famílias de crianças neurodivergentes
Foto: Silvonei Filho
Nesta sexta-feira (10), Salvador recebeu o Mutirão do INSS, uma iniciativa viabilizada pelo deputado federal Leo Prates (PDT-BA) em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Prefeitura de Salvador. A ação integrou o Projeto Inclusão Nordeste e teve como foco agilizar a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) para crianças e adolescentes com deficiência ou neurodivergentes matriculados na rede municipal de ensino.
Realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Luiz Eduardo Magalhães, a mobilização atendeu cerca de 120 famílias, oferecendo em um só espaço perícia médica e avaliação social, etapas essenciais para a liberação do benefício. A iniciativa reforçou o compromisso do parlamentar com a inclusão das pessoas com deficiência (PCDs), área na qual ele atua também como integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados.
O projeto Inclusão Nordeste, idealizado por Leo Prates, nasceu no município de Vitória da Conquista, no Sul da Bahia, e, após os resultados positivos, foi expandido. A partir da ação em Salvador, a iniciativa ganha alcance nacional e passa a se chamar Inclusão INSS, simbolizando o compromisso de levar dignidade e acesso a direitos para todo o Brasil.
Para o deputado, o mutirão vai além de um avanço administrativo, sendo também um gesto de responsabilidade e escuta popular.
“Por trás de cada processo, existe uma família que espera, sonha e luta por dignidade. Esse mutirão é a prova de que, quando o poder público se une por uma causa justa, a vida das pessoas realmente muda para melhor”, destacou Leo Prates.
Durante o evento, o presidente do INSS, Gilberto Waller, destacou a importância da iniciativa e o impacto humano do projeto. “Agradeço aqui a prefeitura pela parceria e também a ideia, ‘gestação’ e criação deste lindo projeto, que é o Inclusão Nordeste, ao deputado Leo Prates. Esse é o INSS que todo cidadão precisa ter: um INSS que sai das suas amarras para ir até onde o cidadão mais precisa. Nada é mais urgente do que atender uma criança neurodiferente, que precisa de assistência e apoio, afirmou Waller.
A iniciativa conjunta contou ainda com a presença do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), do presidente do INSS, Gilberto Waller, do ministro da Previdência, Wolney Queiroz, do superintendente do INSS, Marcos Vinícius, do ministro da AGU, Messias, do secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, do secretário da SEMPRE, Júnior Magalhães, e do secretário da SEMOP, Décio Martins.
Outras notícias
Seminário da Secretaria de Saúde marca lançamento da campanha Novembro Azul em Salvador
06 de Novembro de 2025
CCZ reforça ações de combate ao Aedes aegypti durante a Semana Nacional de Mobilização
06 de Novembro de 2025
Bruno Reis e Jerônimo lançam Plano de Segurança Pública de Salvador
06 de Novembro de 2025
Novembro Salvador Capital Afro: Prefeitura divulga ações do Programa de Combate ao Racismo Institucional nas secretarias
06 de Novembro de 2025
CBN Educa+ debate desafios da alfabetização e projetos de incentivo à leitura em Juazeiro
06 de Novembro de 2025Na segunda edição do programa, Amanda Garcia recebeu a secretária de Educação Maéve Melo, que destacou iniciativas como o Juá Literária, ao transformar a cidade em um grande festival de livros e aprendizado.
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Jojo Todynho rebate convite para luta com MC Bob Anne e dispara: “Cuida da sua vida” 06 de Novembro de 2025