SJDH atua na proteção dos direitos humanos na Lavagem do Bonfim 2026

A valorização da diversidade e o respeito às diferenças são as mensagens da campanha "Respeito é Nosso Direito!”, promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), que marca presença na Lavagem do Bonfim 2026. Nesta quinta-feira (15), a partir das 7h30, a equipe de mobilizadoras/es da SJDH estará na tradicional manifestação cultural e religiosa, ao longo dos oito quilômetros de caminhada até a Basílica do Bonfim, alertando para o combate a violações de direitos humanos.  

A campanha faz um alerta aos baianas/os e turistas sobre a importância do respeito às diversidades, proteção e defesa de grupos vulneráveis e estimula o combate a discriminações, como o capacitismo (contra pessoas com deficiência), etarismo (pessoas idosas), LGBTfobia, racismo, violência e exploração sexual infantojuvenil. Pulseiras de identificação para crianças e para pessoas surdas também serão distribuídos durante a Lavagem do Bonfim. Os materiais informam ainda os canais de denúncia como o ‘Disque 100 - Direitos Humanos’, que acolhem registros de violações. A ação integra o ‘Projeto Direitos Humanos em Eventos Populares da Bahia’, cujo calendário contempla os festejos que antecedem o Carnaval e eventos pré-carnavalescos de Salvador e no interior do estado, como a Lavagem de Santo Amaro.

Com o intuito de contribuir para a redução de ocorrências relacionadas aos direitos humanos nos festejos, o projeto reúne instituições públicas e da sociedade civil, em atuação conjunta, com ações para garantir a proteção integral de segmentos como pessoas com deficiência; população LGBTQIAPN+; pessoas idosas; mulheres; crianças e adolescentes; consumidoras/es; pessoas negras, entre outros grupos historicamente discriminados. A proposta é sensibilizar a população em relação ao tema e estimular a denúncia de violações de direitos, visando coibir esse tipo de comportamento.

Plantão Integrado
No Carnaval 2026, o projeto é executado a partir do Plantão Integrado dos Direitos Humanos, que reúne órgãos públicos e entidades da sociedade civil para atuarem, de forma conjunta, na proteção e defesa dos direitos humanos, a partir do Comitê de Proteção Integral. As instituições operam no acolhimento, tratamento, registro e encaminhamento de denúncias de violações de direitos em postos instalados nos circuitos dos grandes eventos. No Carnaval de Salvador, os pontos focais são instalados na sede do Procon e no circuito Barra/Ondina.

Outras notícias

ESPORTE

Cagiba abre 300 novas vagas para aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CIDADE

Simm oferece 513 vagas para esta quarta-feira (14)

14 de Janeiro de 2026

SAÚDE

Secretaria Municipal da Saúde estabelece unidades para vacinação contra a Covid-19 em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CULTURA

Fitinhas do Senhor do Bonfim preservam tradição de fé e identidade cultural na Bahia

14 de Janeiro de 2026

CIDADE

Lavagem do Bonfim 2026 contará com operação especial de transporte em Salvador

14 de Janeiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026

Luana Piovani fala sobre criação dos filhos e demonstra preocupação com influência machista no convívio do primogênito 08 de Janeiro de 2026