Mais de 400 armadilhas contra o Aedes aegypti são implantadas em bairros de Salvador, diz SMS

 

Semana vai contar com mutirões, aplicação de inseticida em cemitérios e tratamento de canais com uso de larvicida 

Para controlar o índice de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya, em bairros dos Distritos Sanitários de Itapagipe, Liberdade e Cajazeiras, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde de Salvador vai implantar nesta segunda (18) e terça-feira (19) 402 armadilhas contra o Aedes em residências dessas localidades. 

A estratégia preventiva, faz parte do ‘Plano Verão Sem Mosquito’ e visa também reduzir o índice de infestação do Aedes na localidades.

A mobilização acontece a partir das 08h. “Nossos agentes de combate às endemias vão verificar no intervalo de 07 dias a existência do mosquito Aedes, visando analisar o percentual de positividade e a quantidade de ovos dos mosquitos nas localidades onde estão instaladas estas armadilhas. O CCZ segue uma programação para instalar as armadilhas em todas as regiões da cidade”, explicou Cristina Guimarães, subgerente de arboviroses do CCZ. 

As armadilhas serão retiradas pelos agentes de endemia nos dias 25 e 26 de outubro. 

Mutirões e aplicação de inseticida 

A semana contará também com os mutirões de limpeza com colaboração da população, na quarta (20) e quinta-feira (21) nos bairros da Estrada das Barreiras e Tancredo Neves, respectivamente. 

As equipes do CCZ também intensificarão a aplicação de inseticida em cemitérios públicos e particulares, entre 18 a 22 de outubro. Além de tratar os canais de esgoto da cidade com larvicida biológico.

Muriçoca 

A ação de termonebulização, aplicação de inseticida por meio de um equipamento que gera uma densa neblina (FOG) que se espalha pelo ar, vai combater as muriçocas em diversos bairros de Salvador. A estratégia ocorre sempre à noite. 

O método lança uma mistura de inseticida e óleo mineral suficiente para eliminar os mosquitos, pois as gotículas de inseticida permanecem por um bom tempo flutuando no ar.  Além das muriçocas o produto químico é eficiente na eliminação de outros vetores.

Uma localidade, entre segunda (18) e sexta-feira (22) serão visitadas, saiba a ordem: Bairro da Paz, Santa Luzia, Alto do Coqueirinho, São Bartolomeu e Itapuã.

Outras notícias

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

SAÚDE

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024