O bloco Ilê Aiyê vai revelar, neste sábado (18), o tema que inspirará o “Mais Belo dos Belos” no Carnaval de 2026. O lançamento acontece a partir das 20h, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, com o anúncio oficial de “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”. No ano anterior, o grupo desfilou com o tema “Kenya: Berço da Humanidade”.
A noite contará com apresentações da Band’Aiyê, da banda Orisun e da Escola de Samba União de Maricá, celebrando a conexão cultural entre Bahia e Rio de Janeiro. Entre agosto e setembro deste ano, o Ilê Aiyê realizou uma turnê pelos Estados Unidos.
Mais do que um conceito visual, o novo tema traz uma forte dimensão política, educativa e simbólica. Desde sua fundação, em 1974, no bairro do Curuzu, o bloco transforma o Carnaval em um espaço de valorização da negritude, combate ao racismo e exaltação da ancestralidade africana.
O presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos Vovô, ressaltou o propósito da escolha: “Para o Ilê Aiyê, o Carnaval nunca foi apenas festa. A escolha do tema é um ato de responsabilidade com a nossa história. Cada ano, buscamos trazer à avenida a memória da ancestralidade africana, porque sabemos que nosso desfile é também uma sala de aula a céu aberto. O tema é o fio que costura a estética, a música e a mensagem do Ilê durante o Carnaval”.
A principal atração da noite será a União de Maricá, escola de samba do Rio de Janeiro que tem como missão valorizar a cultura afro-brasileira por meio de enredos que exaltam a ancestralidade e enfrentam o preconceito.
Em 2025, a agremiação celebrou a religiosidade afro-brasileira e, no próximo ano, levará à avenida o enredo “Berenguendéns e Balangandãs”, que homenageia a joalheria negra e o simbolismo dos adornos usados por mulheres pretas como expressões de força e liberdade durante o período colonial e a escravidão.
O lançamento do tema do Carnaval 2026 é promovido pela Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê e pelo Governo Federal, com produção da Caderno 2 Produções e apoio do Clube Correio. O evento tem patrocínio da Neoenergia e do Grupo Belov, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).