FUNCEB inicia Novembro das Artes Negras com Oficina de Samba de Roda em Sussuarana
O Novembro das Artes Negras se aproxima em sua 8ª edição, com o tema "Aquilombar-se: Resistência, Arte e construção coletiva”. Realizado pela Fundação Cultural do Estado (FUNCEB/SecultBA), o projeto celebra o Mês da Consciência Negra com apresentações artísticas que dialogam com a cultura afro-brasileira. Nesta edição, as propostas estarão voltadas à dinamização de espaços culturais alternativos em dois bairros da cidade de Salvador (Sussuarana e Águas Claras) e no Quilombo Pitanga dos Palmares, localizado em Simões Filho, além de unidades prisionais, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP).
A programação começa já este mês com Oficina de Samba de Roda, em Sussuarana. Será ministrada por Jedjane Mirtes, coreógrafa, dançarina, Rainha Negra Malê 2014 e professora do Curso Profissionalizante de Dança Afro 2014/15 do Bloco Afro Malê Debalê. A oficina será realizada de 25 de outubro a 15 de novembro, aos sábados, das 8h às 12h, no Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrin (CEDHU). É gratuita e as inscrições seguem até dia 24 de outubro.
A programação formativa terá ainda Oficina de Graffite (Colégio Ana Bernardes/Águas Claras), com o Arte Educador Popular, Marcos Paulo. Marcos é multiartista, atua com Artes Visuais e Escrita Poética em diversas periferias de Salvador e do Brasil. Além de Teatro (Colégio Renan Baleeiro/Águas Claras) ministrada por Tainah Cerqueira, artista com trajetória marcada por experimentações que envolvem o teatro, a dança, o bordado e a escrita. E Pintura em Cerâmica com Mário Vasconcelos, no Quilombo Pitanga dos Palmares (Simões Filho).
Essa é a primeira vez que o Novembro das Artes Negras se expande para uma área quilombola e a temática, portanto, propõe refletir sobre como os espaços urbanos se tornam territórios de resistência, memória e criação para as populações negras. A FUNCEB reconhece os quilombos como estruturas vivas. A arte negra, nesses contextos, não é apenas expressão: é estratégia de sobrevivência, ferramenta de disputa simbólica e motor de transformação social.
A 8ª edição do Novembro das Artes Negras contará ainda com propostas artísticas selecionadas por meio de edital elaborado com base na Lei nº 14.399/2022 (Lei PNAB), Decreto nº 11.740/2023 (Decreto PNAB), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.
Foto: Preto e Luz Fotografia
Outras notícias
Parque Naturalizado do Centro de Interpretação da Mata Atlântica recebe mais de 5 mil visitantes no seu primeiro mês
28 de Novembro de 2025
Cartório de São Desidério é destaque nacional e reúne principais prêmios de excelência e inclusão inéditos na Bahia
28 de Novembro de 2025
Salvador sanciona leis e garantem permanência de animais comunitários
28 de Novembro de 2025
Vereador João Cláudio Bacelar solicita instalação de estátua de Jimmy Cliff em ponto turístico de Salvador e apresenta m
28 de Novembro de 2025
Mutirão do Hospital Municipal do Homem reforça acesso a cirurgias eletivas com nova triagem neste sábado (29)
28 de Novembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Mãe de Mel Maia é encontrada morta no Rio de Janeiro 28 de Novembro de 2025