Alunos da Universidade de Michigan e da Ufba visitam a Câmara de Salvador
O icônico prédio da Câmara Municipal de Salvador foi objeto de uma visita guiada promovida pelo vereador André Fraga (PV), na quarta-feira (28), com 16 alunos intercambistas da Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, e 15 da Escola de Administração da Ufba. O objetivo foi apresentar a riqueza do espaço e o funcionamento da casa legislativa aos alunos brasileiros e americanos, que estão num curso intensivo de quatro semanas na Ufba, o Summer Course.
Na oportunidade, os alunos puderam conhecer o plenário da Câmara e o memorial. Participaram também da visita a professora Cássia Goes, coordenadora pedagógica da Gerência Regional de Educação Subúrbio II; Victor Queiroz e Klaus Jovita, do Escritório de Cooperação Internacional da Prefeitura de Salvador; e as professoras Luiza Teixeira e Morgana Krieger, que ministram a disciplina de extensão Administração Pública e Políticas Públicas no Contexto Brasileiro, na Ufba.
“A gente achou que fazia sentido ir para fora da universidade e conversar com quem está atuando, de fato. Por isso, conversar com André foi muito interessante, pois ele tem experiências no executivo e legislativo. Também foi importante conversar com a professora Cássia, que pôde compartilhar sua experiência na área de políticas públicas voltadas à educação”, contou a professora Morgana Krieger. Ela relatou ainda que muitos alunos, mesmo morando em Salvador, sequer tinham entrado na Câmara.
Esse é o caso da aluna Ana Luiza Santos. “Entender como funciona a câmara, suas sessões, como as pautas são desenvolvidas… foi essencial para minha compreensão do trabalho feito pelas pessoas que elegi”, disse. A intercambista Beija McCarter também gostou da visita. “Aprendi que algumas das principais figuras históricas da história da independência brasileira foram mulheres. Aprender a história da independência brasileira e como o governo brasileiro é administrado atualmente foi uma grande experiência do meu tempo em Salvador”, considerou.
Para André Fraga, a experiência foi tão positiva que ele já está pensando em novas visitas guiadas. “Quem tiver um grupo interessado em conhecer mais o trabalho legislativo e o funcionamento da Câmara de Salvador, entre em contato com o nosso mandato para organizarmos uma visita do tipo. Pode ser empresas, escolas, grupos da sociedade civil… Queremos promover a conscientização e o acesso da população ao nosso trabalho”, afirmou.