Smed promove atualização de materiais educacionais em parceria com a comunidade
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) está realizando uma atualização dos materiais da rede municipal de ensino de Salvador em colaboração com professores, coordenadores e, também, com a participação das famílias dos alunos. A iniciativa busca promover uma adequação participativa e colaborativa dos materiais e possui consultoria da Avante - Educação e Mobilização Social.
A coordenadora da Educação Infantil da Smed, Karla Chaves, explica que o principal objetivo desta atualização é contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças entre zero e cinco anos da rede municipal de Salvador, através da atualização, revisão e adequação do Referencial Curricular Municipal para Educação Infantil e dos Materiais Pedagógicos desenvolvidos no âmbito do Projeto Nossa Rede Educação Infantil.
A produção dos materiais também foi acompanhada pela realização de Formação Continuada desses profissionais e pelo desenvolvimento do Sistema de Monitoramento da Qualidade do atendimento, o Indique Salvador. Entre 2021 e 2022, o Indique Salvador passou por revisão e aplicação e, neste momento, segue em um Ciclo de Avaliação que compreendo o período de 2022 a 2024.
“A educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva, a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o cenário pós-pandêmico e os resultados da aplicação do Indique em 2022 indicaram a necessidade de fortalecer as práticas pedagógicas, ampliando a participação das crianças, famílias e outros atores, abordando questões como intersetorialidade, identidade, território, comunidade e educação antirracista”, aponta Karla.
Sandy Santos de Jesus, mãe de uma aluna da rede municipal de ensino, tem contribuído com a revisão dos materiais e enfatizou a importância da inclusão. “Tenho uma filha de quatro anos com cegueira total nas duas vistas, e que busca sempre o braille nos materiais didáticos da escola. O que falta um pouco é o braille e também o alto relevo para ela se situar um pouco nas imagens ilustrativas. Sou grata pela oportunidade que tem sido dada a mim para ajudar nos materiais adequados para a minha filha”, avalia.
"Esse trabalho de atualização possibilita o aperfeiçoamento do material Nossa Rede a partir das percepções e constatações de professores, de alunos e de familiares. As contribuições são recebidas pelas equipes técnicas por meio de um processo de escuta, que reafirma o caráter democrático e dialógico do nosso material”, avaliou o titular da Smed, Thiago Dantas.
Outras notícias

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral
22 de Agosto de 2025

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes
21 de Agosto de 2025

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)
20 de Agosto de 2025

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS
20 de Agosto de 2025

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo
20 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
