CBN Salvador estreia o programa CBN Educa+, dedicado a boas práticas e inovação no ensino

A rádio CBN Salvador (100,7 FM), emissora reconhecida pela credibilidade e compromisso com o jornalismo de qualidade, estreou nesta quarta-feira (29) o programa CBN Educa+, uma nova atração voltada para debater experiências inspiradoras, práticas inovadoras e os caminhos para fortalecer a educação em todas as suas dimensões, da sala de aula à gestão pública.

Com apresentação da jornalista e escritora Amanda Garcia e participação da apresentadora Fernanda Cruz, a primeira edição recebeu Anderson Passos, secretário de Educação de Aratuípe e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (UNDIME-BA). O gestor compartilhou a experiência de sucesso do município, hoje referência regional em alfabetização e qualidade de ensino.

Durante a conversa, Anderson destacou as políticas educacionais que levaram Aratuípe a alcançar um dos melhores resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as cidades baianas - um feito obtido por apenas 11 municípios no estado. 

Ele atribuiu o desempenho ao investimento na educação infantil, à implantação do ensino em tempo integral, especialmente na zona rural, e ao trabalho de valorização dos professores e da cultura local.

"Vir de um município de pouco mais de 9 mil habitantes e conseguir chegar a esse patamar é a prova de que a educação dá certo. E não tem como dissociar cultura e educação, elas precisam caminhar juntas para que possamos avançar", afirmou Anderson.

Amanda Garcia, que também é diretora executiva do Instituto Educa+, ressaltou a importância de enxergar a educação para além dos números, reforçando a necessidade de engajamento comunitário e de uma abordagem mais sensível e cultural no processo de ensino.

“Nós que temos acesso a vários municípios, vemos a luta que os gestores enfrentam para reverter a situação educacional, se preocupando apenas com os índices. Mas não é só número. Com um trabalho bem feito, o resultado vem naturalmente, como consequência”, destacou a apresentadora.

O programa também evidenciou o papel fundamental da UNDIME-BA na troca de experiências entre gestores municipais, promovendo integração, compartilhamento de saberes e práticas exitosas que fortalecem a educação pública baiana.


Sobre o CBN Educa+

O CBN Educa+ vai ao ar todas as quartas-feiras, às 15h, com transmissão pela Rádio CBN Salvador (100,7 FM) e nas plataformas digitais da emissora (Facebook e YouTube).

Com ampla experiência no setor educacional, Amanda Garcia é referência na formação continuada de professores e na criação de metodologias inovadoras. À frente do Instituto Educa+, ela também coordena o projeto Territoriar, que já impacta mais de 20 municípios baianos ao conectar o currículo escolar à história e identidade de cada comunidade.

“A ideia é criar um ambiente de diálogo, escuta e partilha de experiências que inspirem transformações reais na educação. Precisamos ampliar esse debate em prol desta e das próximas gerações, em todas as regiões do nosso Estado, desde as grandes cidades até os rincões”, explica a jornalista.

Outras notícias

ESPORTE

Cagiba abre 300 novas vagas para aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CIDADE

Simm oferece 513 vagas para esta quarta-feira (14)

14 de Janeiro de 2026

SAÚDE

Secretaria Municipal da Saúde estabelece unidades para vacinação contra a Covid-19 em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CULTURA

Fitinhas do Senhor do Bonfim preservam tradição de fé e identidade cultural na Bahia

14 de Janeiro de 2026

CIDADE

Lavagem do Bonfim 2026 contará com operação especial de transporte em Salvador

14 de Janeiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026

Luana Piovani fala sobre criação dos filhos e demonstra preocupação com influência machista no convívio do primogênito 08 de Janeiro de 2026