Secretário de Educação de Camaçari faz balanço do primeiro ano de gestão no CBN Educa+
O primeiro programa do CBN Educa+ em 2026 foi ao ar nesta quinta-feira (8) e recebeu o professor Márcio Neves, secretário municipal de Educação de Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Em conversa com as apresentadoras Amanda Garcia e Fernanda Cruz, o gestor fez um balanço do primeiro ano à frente da pasta e apresentou os avanços e desafios enfrentados na rede municipal.
Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Márcio Neves foi o segundo vereador mais votado de Camaçari nas eleições de 2024, tendo a educação como principal bandeira política. Licenciado do cargo legislativo, assumiu a Secretaria de Educação na gestão do prefeito Luiz Caetano, passando a administrar uma rede robusta, composta por 105 escolas e mais de 37 mil estudantes matriculados.
Desafios ao assumir
Durante a entrevista, o secretário destacou que o início da gestão exigiu enfrentar problemas, como déficits de infraestrutura, precarização de equipamentos públicos e desvalorização profissional, pontos que começaram a ser reorganizados ao longo de 2025.
Questionado por Amanda Garcia sobre o ensino em tempo integral, Márcio explicou que cerca de 40% dos estudantes da rede já estão inseridos nesse modelo, com atenção especial às escolas da zona rural, onde as longas distâncias impactam diretamente o rendimento escolar.
Segundo ele, há casos em que alunos passam até duas horas no deslocamento entre casa e escola, o que tornava inviável uma jornada reduzida. “Definimos que o período mínimo de aula será de seis horas, não mais quatro, principalmente no campo. Isso garante mais tempo de estudo, permanência na escola e melhores oportunidades de aprendizagem”, afirmou.
Referência cultural
Ainda nesse contexto, o secretário relembrou a importância da Cidade do Saber, complexo educacional e cultural inaugurado em 2007 e reconhecido nacionalmente. De acordo com Márcio, o espaço passou por um processo de precarização na gestão anterior, mas já está sendo reorganizado para integrar novamente as estratégias do ensino integral no município.
Outro destaque da conversa foi a criação da Festa Literária de Camaçari (FelizCam), realizada pela primeira vez em dezembro, com o objetivo de estimular a leitura entre estudantes e a população em geral, além de valorizar a produção cultural local. Também foi apresentada a iniciativa dos ‘Ninhos do EJA’, espaços criados dentro das escolas para acolher os filhos de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que estudam no turno noturno.
Márcio ressaltou que a proposta nasceu da própria vivência em sala de aula. “Eu já lecionei e sei como é difícil para muitos pais frequentarem o EJA por não terem com quem deixar os filhos. Agora, como secretário, conseguimos estruturar esses espaços em várias escolas, com profissionais preparados para acompanhar e cuidar dessas crianças, garantindo a permanência dos alunos na sala de aula”, explicou.
Gestão participativa
Por fim, o secretário abordou a valorização dos profissionais da educação, afirmando que os últimos anos foram marcados por perdas e estagnação. Atualmente, a gestão iniciou a aplicação de reajustes por interníveis, contemplando especialização, mestrado e doutorado. Além disso, todos os profissionais da rede participam de formações em letramento racial e educação inclusiva, além de processos de escuta participativa, que permitem maior envolvimento da comunidade escolar nas decisões da secretaria.
Sobre o programa
O CBN Educa+ segue se consolidando como um espaço de debate qualificado sobre educação pública, reunindo gestores, especialistas e educadores de diferentes regiões da Bahia. O programa passa por uma mudança em sua grade: antes exibido às quartas-feiras, às 15h, agora vai ao ar todas as quintas-feiras, às 16h, na Rádio CBN Salvador (107,9 FM), com transmissão simultânea nas plataformas digitais da emissora.
Outras notícias
Unidade gerida pelo IGH está entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, aponta levantamento nacional
10 de Janeiro de 2026
Ação oferta vacina V10 na Prefeitura-Bairro de Itapuã na próxima semana
09 de Janeiro de 2026
Projeto Banho de Sol humaniza atendimento e reforça cuidado integral na UPA Valéria
08 de Janeiro de 2026
Cumprimento de mandado apreende entorpecentes e arma em bairro nobre de Salvador
08 de Janeiro de 2026
Tribunal de Contas do Estado da Bahia empossa nova Mesa Diretora
08 de Janeiro de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Luana Piovani fala sobre criação dos filhos e demonstra preocupação com influência machista no convívio do primogênito 08 de Janeiro de 2026