Parceria entre FCM e Dercca proporciona diversão a crianças e adolescentes
Crianças e adolescentes assistidos pela Fundação Cidade Mãe (FCM) participaram de uma atividade diferente hoje: patinação na pista de gelo montada na praça principal do Shopping Barra. A atividade ocorreu em parceria com a Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança a Criança e o Adolescente (Dercca). Foram contempladas com a atividade 16 crianças com idade entre 7 e 17 anos.
Uma das adolescentes assistidas, Adriana*, de 17 anos, contou da alegria de patinar pela primeira vez. “É o sonho de uma vida. Sempre quis patinar e achei que nunca conseguiria. É inacreditável estar aqui. Graças à FCM estou realizando este sonho. Estava muito ansiosa e cheia de expectativas para este dia”, contou radiante.
O diretor de Proteção Especial da FCM, Mateus Castro, explicou que a atividade faz parte da proposta da FCM de promoção da cidadania. "Este é o objetivo da Fundação: ser agente de mudança e transformação desse público. Estamos cumprindo a ressocialização, que é o nosso papel, tentando dar perspectiva de futuro para estas crianças que estão precisando de nós", pontuou.
Para a titular do Derca, Simone Moitinho, é importante que o público tenha acesso a atividades de lazer como forma de instrumento de transformação social. "Quando a gente trabalha com a infância, principalmente com o papel que a delegacia tem, é preciso entender que devemos trabalhar em rede. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) não só fala de tirar a criança da situação de violência, mas também permitir que ela tenha vida digna. A diversão também é sinônimo disso", afirmou.
Atuação – Vinculada à Secretaria de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a Fundação Cidade Mãe (FCM) atua na proteção especial de crianças e adolescentes da capital baiana por meio das unidades de acolhimento institucional. Neste eixo de atuação, a FCM realiza com o acompanhamento do público que, por alguma razão, precisa estar afastado da família.
Já na proteção básica, a instituição promove oficinas culturais, esportivas e atividades profissionalizantes nos Centros de Convivência Socioassistencial (CCS). Atualmente são cinco unidades com este intuito, localizadas em Piatã, Chapada do Rio Vermelho, Saramandaia, Periperi e Engenho Velho de Brotas.
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
