Gepa promove palestra sobre educação ambiental em escola de Salvador

O Grupamento Especial de Proteção Ambiental (Gepa), da Guarda Civil Municipal (GCM) participará, na manhã do próximo dia 6, de uma atividade com alunos da Escola Girassol, no bairro do Itaigara. Na ocasião, 160 alunos acompanharão uma palestra especial, que abordará temas sobre o meio ambiente e os cuidados que devemos ter com o local em que vivemos. 

 

Segundo o comandante do Gepa, Robson Pires, essa ação é feita tanto em escolas particulares, como em instituições de ensino da rede pública. Além das palestras, os agentes realizam atividades educativas e fazem exposição sobre espécies da fauna nativa. 

 

O programa de educação ambiental utiliza animais empalhados, cedidos pelo Museu de Ciência Natural da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Os alunos são apresentados ao ouriço-cacheiro, porco-do-mato, macaco, mico, coruja, sariguê, tucano, papagaio, preguiça, cutia, cágado, tatu, jaguatirica, raposa, cachorro-do-mato, tamanduá-mirim e cobras. 

 

“Nas palestras, aproveitamos para falar dos animais e da importância deles para o equilíbrio do meio ambiente. Levamos os animais empalhados da fauna silvestre de Salvador e do Brasil, e também cobras vivas. Apresentamos um pouco do nosso conhecimento sobre a fauna, que é o elemento mais afetado no município, além de falar da captura de animais silvestres, da morte e da destruição destes animais”, disse Pires. 

 

O comandante lembrou ainda que este tipo de conhecimento é de vital importância principalmente para as crianças. “Fazemos esta ação para os alunos de 2 aos 12 anos, que interagem com a gente e, a partir disso, a gente vê que realmente esse trabalho da GCM de proteger o meio ambiente vale à pena. As gerações futuras é que vão proteger o meio ambiente. E nós temos a obrigação de dizer como proteger”. 

 

Solicitação – O programa de educação ambiental nas escolas da Gepa existe há quatro anos. A participação pode ser solicitada pelas secretarias das unidades de ensino através do e-mail [email protected] .     

 

Atuação – Hoje, 50 agentes compõem a equipe de guardas que atuam no Gepa. Eles trabalham na fiscalização ambiental e na observação de crimes ambientais, além do resgate de animais silvestres. 

 

Em casos de denúncia ou solicitação de resgate de animal silvestre, a população pode entrar em contato com a Central de Operação da GCM, através do telefone (71) 3202–5313. O serviço funciona 24h.

Outras notícias

SAÚDE

Secretário da Saúde acompanha Samu em operação chuva em Salvador

28 de Novembro de 2024

CIDADE

Salvador registra mais de 219 milímetros de chuvas em apenas 72 horas; número é o dobro da média histórica para novembro

27 de Novembro de 2024

CIDADE

Linha B3, do BRT Salvador, volta a operar após realização de drenagem

27 de Novembro de 2024

SAÚDE

Vigilância Sanitária promove 1° Encontro Regional com Associação Nacional de Restaurantes nesta quarta (27)

27 de Novembro de 2024

CULTURA

Salvador: Especialista critica fim do Samba de São Lázaro e alega 'caça' à cultura negra

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024