Vice-presidente do Equador é preso por caso Odebrecht
FOTO/REPRODUÇÃO
A Corte Nacional de Justiça do Equador ordenou nesta segunda-feira (2) a prisão preventiva do vice-presidente Jorge Glas, envolvido em um escândalo de corrupção com a empreiteira brasileira Odebrecht. A Corte acatou um pedido apresentado pela Procuradoria-Geral, segundo a qual existia um risco de fuga do vice-presidente.
"Eu obedeço, mas protesto contra essa afronta à minha pessoa, porque ainda acredito que a justiça prevalecerá e eu provarei minha inocência", escreveu Glas em sua conta no Twitter, anunciando que recorrerá às instâncias internacionais para se defender.
O vice-presidente foi abordado em sua casa, em Guayaquil, na noite desta segunda, e levado a uma prisão ao norte da capital, Quito, de acordo com a imprensa equatoriana. Glas compôs a chapa do presidente Rafael Correa e é vice-presidente desde 2013. Ele é suspeito de receber propina de cerca de US$ 14 milhões da Odebrecht para obras e licitações no Equador.
No dia 25 de agosto, a Assembleia do Equador autorizou que Glas fosse investigado por suposto crime de associação ilícita por relação com a Odebrecht. Em agosto, um decreto do atual presidente, Lenín Moreno, afastou Glas de suas funções.
Correa expressou apoio a Glas. "Um homem honesto perdeu sua liberdade", escreveu no Twitter o ex-presidente, cujo mandato terminou em maio. Hoje, Correa vive na Bélgica.
Outras notícias

Marcelle Moraes cobra revogação do EAD para o curso de medicina veterinária: ‘Irresponsabilidade Ministério da Educação’
22 de Maio de 2025

Após suspensão de quatro dias, Travessia Salvador-Mar Grande é retomada
21 de Maio de 2025

Deputado Samuel Júnior é agraciado com a mais alta honraria de Goiás
20 de Maio de 2025

Maternidade de Salvador apresenta estoque crítico no Banco de Leite Humano
16 de Maio de 2025

Iniciativa da gestão de Leo Prates na SMS de Salvador conquista reconhecimento internacional por inovação na saúde públi
16 de Maio de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
