GCM forma nova turma de agentes para atuar nas ruas de Salvador

Depois de quatro meses de treinamento, a Guarda Civil Municipal (GCM) formou, na manhã desta sexta-feira (27), uma nova turma de agentes já qualificados para atuar nas ruas de Salvador. O evento aconteceu no Clube da Adelba, em Patamares, e contou com a presença de dirigentes da Prefeitura e autoridades da segurança pública, além de familiares dos novos guardas.

Para o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima, este é mais um reforço para a cidade. “Esse é o complemento dos 150 guardas novos convocados pela Prefeitura. Eles agora já estão devidamente capacitados para atuar fazendo toda a atuação junto aos outros colegas nas festas populares, a exemplo de Iemanjá, Itapuã, e Carnaval, que se aproximam. É muito bom para a cidade, mais conforto e segurança para o cidadão e para o patrimônio público”.

O inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva, afirmou que é muito importante perceber o cuidado da gestão com a cidade de Salvador, investindo em segurança pública básica, com um trabalho preventivo que a Guarda faz. “São mais 40 colegas que chegam para ajudar, e eles passaram por uma amostra já no réveillon e Bonfim, e agora vão sentir o calor do trabalho no Carnaval. Desta forma, entregamos um produto cada vez melhor à cidade, para que as pessoas possam, através da presença destes agentes, aproveitar o que a cidade tem para oferecer”. 

A formanda Ingrid Reis, de 26 anos, não escondia a ansiedade em se formar. “Para mim é a realização de um sonho, porque foram quatro meses intensos de treinamento e aula. Minha expectativa é poder aplicar tudo que aprendi”. 

Já a nova guarda municipal Joelma Nery, de 38 anos, destacou a representatividade feminina dentro da corporação. “Estar aqui é muito importante para mim, enquanto mulher, participando de um curso em que a maioria é homem. Passamos por todos os processos sem distinção e com muito orgulho faço parte desta turma”. 

O formando Tiago Lessa, de 39 anos, também demonstrou orgulho em, finalmente, se formar guarda civil. “É a realização de uma dedicação desde o concurso. Estou muito feliz, porque passei por um processo de transformação e me sinto preparado para o novo desafio, assumindo um papel importante para a sociedade. A expectativa é grande”.

Formação – O curso dos novos agentes foi iniciado em outubro, com aula inaugural na sede da instituição, na Avenida San Martin. A atividade foi coordenada pela Gerência de Desenvolvimento Humano (Gedhu), por meio do Centro de Formação, com carga horária de 640 horas e duração média de quatro meses, sendo composta por atividades teóricas e práticas.

A parte teórica contou com 36 disciplinas, abrangendo legislação do GCM, direitos humanos, racismo institucional, entre outras temáticas referentes a movimentos sociais. Durante o curso, os novos agentes também aprendem sobre o atendimento e atividades desenvolvidas pela instituição.

Já as disciplinas práticas envolveram defesa pessoal, abordagem, procedimentos de viatura, imobilização policial, armamento e tiro, dentre outras matérias inerentes às atividades de segurança.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024