Prefeitura oferta qualificações gratuitas voltadas a atuação no setor turístico

Os soteropolitanos que estão em busca de qualificação profissional têm a oportunidade de realizar cursos rápidos e gratuitos voltados à atuação no setor turístico da capital. As formações fazem parte do programa Capacita Salvador, que está com vagas disponíveis para cursos de manipulador de alimentos, trabalho em grupo e relacionamento interpessoal, leitura e escrita, primeiros socorros, garçom, camareira, cozinheiro, recepcionista, mensageiro, hospitalidade e atendimento ao cliente.

Os cursos são ofertados através da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), por meio do Prodetur. A grade das capacitações é formada com base na demanda apresentada pelas empresas do setor turístico que atuam na capital baiana, facilitando que os formandos possam ingressar com maior facilidade no mercado de trabalho após a certificação.

As inscrições seguirão até o próximo dia 16, das 8h às 17h, nas Prefeituras-Bairro Cidade Baixa (Avenida Porto dos Mastros, 65, Ribeira), Cabula/Tancredo Neves (Rua Silveira Martins, 185, Resgate), Centro/Brotas (Rua Guedes de Brito, s/n, Centro), Subúrbio/Ilhas (Rua Pará, 15, Paripe) e Cajazeiras (Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, 413-429). Serão 40 vagas ofertadas para cada modalidade de curso por unidade administrativa e as aulas acontecerão nas próprias Prefeituras-Bairro. 

Estão aptos a participar da atividade soteropolitanos com mais de 18 anos e que tenham Ensino Fundamental II completo. Para conhecer as opções de capacitação disponíveis e realizar a inscrição é necessário comparecer na sede da Prefeitura-Bairro da região onde o interessado reside.

De acordo com o coordenador do programa, Wagner Fernandes, investir na capacitação dos profissionais que atuam no turismo é fundamental para que Salvador se destaque na qualidade dos serviços prestados e tenha sua economia potencializada. “O turismo gera oportunidades de trabalho e renda, gerando mais imposto para a cidade que se transforma em recursos para proporcionar qualidade de vida para a população e turistas. Quando a gente qualifica as pessoas que trabalham no setor, melhoramos os serviços e, consequentemente, atraímos mais turistas, formando um círculo virtuoso”, explicou.

Lançado em dezembro de 2020, o programa Capacita Salvador foi desenvolvido para contribuir com o aumento da competitividade do destino Salvador por meio dos mecanismos de capacitação e qualificação.  

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024