Carnaval Sustentável: Sete camarotes aderem ao programa de boas práticas sustentáveis durante a folia 2023
Promovido pela SECIS, o selo “Eu Promovo o Carnaval Sustentável” utilizará padrões de avaliação internacionais para credenciar os camarotes
Transformar o espaço do camarote em um lugar capaz de integrar as questões sociais, econômicas e ambientais. Esse é o objetivo do selo “Eu Promovo o Carnaval Sustentável”. Promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da SECIS – Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Promoção Animal, o selo de autenticação sustentável acreditará os camarotes que estabelecerem boas práticas ligadas à sustentabilidade.
No total, sete camarotes instalados nos circuitos oficiais da folia aderiram ao programa em 2023. Para participar do projeto, os estabelecimentos tiveram que cumprir pelo menos 30% dos critérios pré-estabelecidos como o uso de campanhas contra a violência sexual, políticas de combate a LGBTfobia, acessibilidade, bem como programas de inclusão social e de minoração de emissão de gases, dentre outros indicadores. Nesta quinta-feira (16), na abertura oficial da folia, os camarotes participantes receberão um selo de adesão ao projeto.
Durante a folia, técnicos da SECIS e especialistas em sustentabilidade realizarão visitas técnicas aos espaços para fiscalizar se as boas práticas sustentáveis estão sendo aplicadas pelos camarotes.
A cada ação sustentável praticada pelo estabelecimento, haverá uma pontuação pré-determinada, que foi construída inspirada em criteriosa base de avaliação. A partir da pontuação alcançada, será concedido o selo baseado em critérios de avaliação com padrões de sustentabilidade internacionais, definidos sob a curadoria do Sistema B e a Startei. Na ação, também será estabelecido um ranking dos camarotes mais sustentáveis.
“Nosso objetivo é que os camarotes montados para folia promovam a festa com a aplicação de práticas com impactos positivos nas áreas sociais, econômicas e ambientais. Para isso, estabelecemos uma criteriosa avaliação, pautada em padrões internacionais, para que os estabelecimentos possam adaptar os processos de acordo com as boas práticas de sustentabilidade. Vamos mostrar que é possível fazer a maior festa de rua do mundo de forma sustentável”, destacou Marcelle Moraes, titular da SECIS.
Confira a lista de camarotes que participam da campanha:
- Camarote Club
– Camarote Salvador
– Camarote Mirante do Gigante
– Camarote Expresso 222
– Camarote Harém
– Camarote Planeta Band
– Camarote Brahma
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
