Hospital Municipal de Salvador amplia rol de procedimentos cirúrgicos

 

As duas primeiras intervenções cirúrgicas serão realizadas na manhã deste sábado (25). O lançamento do novo rol de serviços será acompanhado pela vice-prefeita e secretária de Saúde

O Hospital Municipal de Salvador (HMS) - unidade da Prefeitura de Salvador, gerida pela Santa Casa da Bahia – passou a ofertar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) serviço completo de endourologia com tratamento endoscópico para patologias da próstata, bexiga e cálculos urinários, com disponibilização de tratamento a laser.  As duas primeiras intervenções cirúrgicas serão realizadas na manhã deste sábado (25).   

Atualmente, poucas unidades de saúde pública disponibilizam tratamento com laser para pacientes com problemas urológicos. A endourologia examina e trata as patologias urológicas de forma minimamente invasiva por meio da manipulação endoscópica, com o auxílio de pequenas câmeras e instrumentos que são inseridos no trato urinário. 

“A Prefeitura tem realizado uma série de investimentos para implementação de novos serviços dentro do Hospital Municipal de Salvador. O intuito é proporcionar ao beneficiário do SUS da capital o acesso aos procedimentos com tecnologia de ponta e o que há de mais moderno”, explicou Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da Saúde da capital. 

De acordo com cirurgião urológico Nilo Jorge Leão, essa iniciativa do Hospital Municipal de Salvador terá amplo alcance social, pois contemplará um grande contingente de pessoas que sofrem com cálculos urinários. “Este é um problema endêmico em Salvador e que será abordado com técnicas avançadas, o que propiciará grande benefício para os pacientes com problemas renais”, afirmou o especialista.  

O Hospital Municipal de Salvador integra o seleto grupo de instituições públicas de saúde com acreditação ONA. O selo de qualificação dos serviços prestados pela instituição foi conquistado em novembro de 2021, concedido pela Organização Nacional de Acreditação – ONA. Restrita ainda a poucas unidades públicas de saúde do país, a acreditação é um método de avaliação e certificação que busca promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde com a premissa da melhoria contínua. 

O diretor geral do HMS, Gustavo Mettig, reforça que essa incorporação de novos serviços cirúrgicos reitera o compromisso em ofertar um atendimento de qualidade aos beneficiários do SUS na capital baiana. “Queremos seguir operando com nível de qualidade e segurança compatível aos dos melhores hospitais do país”, afirmou.

Outras notícias

SAÚDE

Secretário da Saúde acompanha Samu em operação chuva em Salvador

28 de Novembro de 2024

CIDADE

Salvador registra mais de 219 milímetros de chuvas em apenas 72 horas; número é o dobro da média histórica para novembro

27 de Novembro de 2024

CIDADE

Linha B3, do BRT Salvador, volta a operar após realização de drenagem

27 de Novembro de 2024

SAÚDE

Vigilância Sanitária promove 1° Encontro Regional com Associação Nacional de Restaurantes nesta quarta (27)

27 de Novembro de 2024

CULTURA

Salvador: Especialista critica fim do Samba de São Lázaro e alega 'caça' à cultura negra

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024