Secis anuncia ação de proteção aos animais em participação inedita na Operação Chuva 2023
A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), anunciou neste sábado (18), que com o apoio da Brigada K9 de bombeiros voluntários, vai atuar no acolhimento, abrigo e cuidado com os animais durante as ações da Operação Chuva 2023, realizada pela Defesa Civil (Codesal), com o apoio de outras pastas da gestão municipal de Salvador.
De acordo com a titular da Secis, Marcelle Moraes, nas ações da Operação Chuva, a Diretoria de Proteção Animal da Secis (DIPA/Secis), compreende que os animais também fazem parte das famílias que, muitas vezes, precisam deixar suas casas por questões de segurança. “Então, a DIPA vai atuar juntamente com a Brigada K9, com resgate, e apoio aos animais domiciliados, que já residem com famílias, assim como também os errantes, que vivem nas comunidades, e que também devem ser retirados desses locais nesses momentos. A Brigada k9, com expertise em salvaguardar a vida dos animais em situações emergenciais de vulnerabilidades causadas por alterações climáticas, vai nos auxiliar a atuar de perto para garantir salvar as vidas desses animais”, anunciou.
A Operação Chuva é realizada anualmente pela Codesal, em alinhamento com diversas pastas da gestão do município, e visa simular ações preventivas e simulações de evacuação com segurança para ocorrências nesse período chuvoso. “E além das vidas humanas a vida animal também faz parte dessa ação. Por isso, iremos atuar com retirada dos animais domesticados e dos animais errantes risco, com total atenção e segurança. Com o apoio da Brigada K9 do Corpo de Bombeiros e toda a em situações emergenciais que podem ocorrer causadas por alterações climáticas”, acrescenta Marcelle.
A Brigada K9 - que são bombeiros voluntários - estarão junto com a Secis e Codesal na Operação Chuva 2023. “Parcerias como essas são fundamentais para que tenhamos um olhar de cuidado com os nossos animais, agradeço pelo apoio da BrigadaK9 que estão conosco nessa empreitada para salvar ainda mais vidas”, finalizou a gestora da Secis, Marcelle Moraes.