Operação Sílere realiza mais de 300 vistorias no fim de semana
A Operação Sílere realizou 319 vistorias em estabelecimentos de Salvador durante o fim de semana, a fim de combater a poluição sonora na capital. A operação é realizada em conjunto pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e as polícias Civil e Militar da Bahia. As ações ocorreram de sexta-feira (7) a domingo (9).
Durante a ação, a operação apreendeu 43 equipamentos nos bairros de Paripe, Parque Bela Vista, Cajazeiras X, Rio Vermelho, Engenho Velho de Brotas, Plataforma e São João do Cabrito. Os bairros mais denunciados no final de semana foram Pernambués, Fazenda Grande do Retiro, Uruguai, Federação e Rio Vermelho.
“Essa operação existe há dez anos e seu funcionamento é de grande importância no combate à poluição sonora em Salvador, diante disso, temos tido saldo positivo, com diminuição no número de casos. Além de nossas equipes na rua, a população também tem um papel fundamental para esse resultado”, disse a gerente da Sedur, Márcia Cardim.
Lei – De acordo com a Lei municipal 5354/1998, que dispõe sobre a utilização sonora em Salvador, é somente permitida a emissão de ruídos com níveis até 70 decibéis das 7h às 22h, e de até 60 decibéis das 22h às 7h. Em caso de descumprimento, o valor da multa varia entre R$1.211,73 e R$201.788,90, mais a apreensão do equipamento de som.
Em caso de poluição sonora, o cidadão pode realizar uma denúncia através do serviço Fala Salvador, no número 156, pelo site www.falasalvador.ba.gov.br ou pelo aplicativo Sonora Salvador. A ferramenta está disponível para sistema Android.
Reportagem: Valmir Soares/Secom
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
