Saúde nos Bairros segue no Parque das Bromélias até sábado (29)
Levar diversos serviços de saúde para bem pertinho da comunidade. Com esse objetivo o projeto Saúde nos Bairros, lançado pela Prefeitura há uma semana, tem atendido cerca de 500 pessoas por dia, no Residencial Bosque das Bromélias, na região do CIA/Aeroporto. Consultas, exames e demais encaminhamentos têm sido ofertados em uma unidade móvel estacionada até sábado (29), no setor chocolate do residencial, das 7h às 17h.
Depois de ser atendida por um médico clínico e realizar mamografia, eletrocardiograma e preventivo, Hildete Bárbara Pereira, 59 anos, fez questão de parabenizar a iniciativa. “Fiquei muito feliz quando vi aqui tudo montado tão pertinho de casa”, disse a paciente, moradora do Parque das Bromélias há sete anos.
Para a idosa Maria Conceição Gonçalves, 65 anos, que buscou atendimento nesta terça-feira (25), a oferta de exames e consulta beneficiou demais a comunidade. “Fiz meu preventivo que precisava fazer há um tempão. O médico é muito bom e o serviço é de primeira. Além disso, ainda marquei o dentista de meu filho, que vai ser atendido fora daqui”, comemorou.
A coordenadora do Distrito Sanitário de Itapuã, Fernanda Duarte, avaliou que a iniciativa foi verdadeiramente abraçada pela comunidade. “Temos tido um número recorde de atendimentos. O que não conseguimos ofertar aqui, o paciente já sai com o procedimento marcado para uma das nossas unidades. Importante é que todos sejam assistidos”, reforçou.
No Residencial Bosque das Bromélias, o atendimento espontâneo está aberto também para moradores das comunidades de Areia Branca, São Cristóvão, Ceasa e Biribeira. Os interessados devem apresentar Cartão SUS, RG e guia dos exames solicitados.
No rol de procedimentos ofertados ainda estão consultas com médicos cardiologistas e pediatras, além de odontólogos. Os moradores também têm realizado exames de mamografia, eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma (ECO), transtorácico, doppler das carótidas, ultrassonografia mamária, ultrassonografia do abdome, ultrassonografia pélvica, ultrassonografia da tireoide e exames laboratoriais em geral.
Expansão – O Saúde nos Bairros inicialmente tem como público-alvo as pessoas que já estavam com atendimento agendado no Sistema Vida+, a fim de diminuir a fila. No entanto, também reservou uma cota para a demanda espontânea. Com isso, o programa também tem recebido outros pedidos e direcionado para atendimento em unidades da rede municipal.
Também por força da demanda espontânea, outros serviços foram agregados à iniciativa, como consultas com oftalmologista e aplicação das vacinas contra a Influenza e bivalente contra a Covid-19, além das pertencentes ao calendário básico para o público infantil.
Finalizando a ação no Parque das Bromélias, o programa irá atender a comunidade do Jardim das Margaridas, a partir da terça-feira (2). Já na sexta-feira (5), a unidade itinerante chegará ao Tororó, no Centro. A intenção do programa é percorrer todos os 12 Distritos Sanitários de Salvador.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
