Prefeitura celebra Dia da África com evento de combate ao racismo
O Dia da África, celebrado em 25 de maio, foi lembrado no seminário “Dia da Africa: Diáspora Contemporânea”, realizado nesta segunda-feira (29), no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. O evento contou com apresentações culturais, a exemplo do Balé Folclórico da Bahia, seguido de um painel contextualizando o significado da data, com participação de representantes de países africanos como Moçambique, Cabo Verde, Nigéria, Angola, Guiné Bissau, Benin e Costa do Marfim.
A ação foi uma iniciativa da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), através do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), da Universidade Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e do Escritório de Cooperação Institucional (ECI).
Durante o seminário, a titular da Semur, Ivete Sacramento, destacou a importância de lembrar o Dia da África como forma de combater o racismo, tanto nas instituições como na sociedade. "Além de comemorar, o objetivo é espelhar essa diáspora contemporânea, que é o intercâmbio de países africanos com o Brasil, simbolizando a volta dos africanos ao país, mas com a perspectiva de cooperação técnica, no âmbito da educação e outras articulações", afirmou.
A secretária destacou o momento importante para o PCRI, que desenvolve este ano o tema 'Salvador Antirracista'. "Trata, em primeira instância, dessa relação Brasil-África, uma ação inédita oriunda de uma prefeitura, buscando uma outra perspectiva e outro olhar dessa diáspora contemporânea”, acrescentou.
Ancestralidade – A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, afirmou que a celebração, em conjunto com o propósito do PCRI, são parte de uma agenda relevante para a cidade. "É uma honra para a cidade poder instituir o programa e a partir dele, em cada núcleo, secretaria e unidade de representação, estabelecer essa cultura de respeito à nossa ancestralidade. Esse programa, assim como este dia, nos faz entender quem somos. Não existe Bahia sem respeito à África, pois ao falar desses países aqui representados, falamos de nosso povo, de nossa história e de nossa cultura”, destacou.
João Vitor Queiroz, representante do Escritório de Cooperação Internacional de Salvador, ressaltou a ação em parceria com a Semur. "Nossa parte é fazer essa intermediação entre parceiros externos e nossos parceiros institucionais, na Prefeitura, órgãos e secretarias. Queremos reforçar, em especial, o combate ao racismo institucional", explicou.
Para Misbah Akanni, diretor da Casa da Nigéria na Bahia, a ação de celebrar o Dia da África com a parceria intercontinental é de extrema importância para a capital baiana. "Salvador é a capital afro com grande importância neste cenário, por ser a segunda maior cidade em população negra do mundo, ficando atrás somente de Lagos, na Nigéria, sendo fundamental para a relação África - Brasil”.
Igualdade racial – A data 25 de maio representa o Dia da Libertação da África, instituído pela ONU em 1972. Em Salvador, a Lei Municipal nº 7.584/08, institui o Dia Municipal da África, data incorporada ao Calendário Oficial da Cidade. O Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) foi implementado pela Prefeitura Municipal de Salvador, sob a coordenação da Secretaria da Reparação, para o combate ao racismo institucional e a promoção da igualdade racial, em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal.
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Eduardo Santos/Secom
Outras notícias
Câmara aprova projeto que autoriza entrada de animais de estimação em hospitais de Salvador
17 de Dezembro de 2025
Bares e restaurantes estão com menu especial para o Natal no Centro Histórico de Salvador; confira
17 de Dezembro de 2025
Dezembro Laranja: profissionais do 16º Centro de Saúde alertam sobre câncer de pele
17 de Dezembro de 2025
Pesquisa Quaest aponta Lula com vantagem de 46% contra 36% de Flávio Bolsonaro em eventual 2º turno de 2026
17 de Dezembro de 2025
Operação da Polícia Civil aprofunda investigação sobre lavagem de dinheiro no setor de combustíveis na Bahia
17 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
SBT troca especial de Zezé Di Camargo por episódio inédito de Chaves 17 de Dezembro de 2025