A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue com a vacinação contra a Covid-19 e gripe em Salvador nesta quarta-feira (26

A Prefeitura de Salvador celebrou o Dia Municipal da Mulher Negra e Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, nesta terça-feira (25), com uma homenagem às servidoras negras da administração municipal no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. O encontro, que teve como tema “Mulheres Negras Movem o Mundo", foi organizado pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e integra as ações de formação do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) de Salvador.  

 

A titular da Semur, Ivete Sacramento, considera o evento deste ano bastante especial. “Estamos comemorando duas décadas da Semur e homenageando as servidoras negras da Prefeitura de Salvador, que é algo que só ocorre aqui. Temos uma das mais antigas servidoras negras da administração municipal, com 45 anos de atuação, e uma conselheira do Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN) e mais antiga militante da causa, Nilsa Bonfim (Irmandade Rosário dos Pretos), que tem quase 90 anos.  É uma honra participar desse ato em que cada secretaria escolhe a sua homenageada e ela representa todas as outras mulheres negras”, afirmou. 

 

Com 45 anos de serviços prestados à Prefeitura de Salvador, a servidora da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e conselheira do PCRI, Carmen Flores, falou sobre o reconhecimento do trabalho realizado. “É um espaço de afirmação e que nos fortalece. Ser liderada pela professora Ivete, que é uma referência também, nos torna mais fortes, faz a gente reconhecer a nossa trajetória. Fiquei muito muito emocionada e grata por esse reconhecimento. Acho que a gente ressignificar esse comportamento e passar a homenagear as pessoas enquanto elas estão vivas é algo muito positivo”, considerou.  

 

Empoderamento – A vice-prefeita e secretária da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, destacou o papel fundamental da Prefeitura para promover a liderança feminina e combater o racismo institucional. “Vamos todas juntas. Salvador tem um povo negro talentoso e que inspira o mundo inteiro. Vou repetir e reforçar o tema do evento: as mulheres movem o mundo”.  

 

A titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, destacou a relevância do evento e do trabalho feito pela gestão municipal. “Muito importante louvar mulheres que tanto fazem pela Prefeitura. Sabemos da extrema desigualdade em espaços de poder e quanto o processo de machismo estrutural ainda é forte. No entanto, ações como essa dão visibilidade a um trabalho sério e competente de mulheres que fazem toda a diferença na gestão pública”, finalizou. 

25/07/2023

Outras notícias

CULTURA

Salvador: Especialista critica fim do Samba de São Lázaro e alega 'caça' à cultura negra

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Lanchinhas que fazem travessia Salvador-Mar Grande seguem com serviços suspensos

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Vestibular da Uesb: Consulta aos locais de prova já está disponível

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Dia Nacional da Baiana de Acarajé é celebrado com programação especial e lançamento de selo comemorativo

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Transalvador amplia prazo para cadastro de veículos para acesso às regiões do Carnaval

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024