Salvador sedia 9º Congresso Norte/Nordeste de secretarias municipais da Saúde
Uma imersão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) para troca de experiências sobre os desafios e êxitos no âmbito da saúde pública. Este é o objetivo do 9º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e 10º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, que acontece no Centro de Convenções de Salvador, entre a última segunda-feira (4) e quarta-feira (6).
Com tema “As especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização do SUS”, um dos maiores eventos sobre Saúde Pública reúne mais de 4 mil gestores e trabalhadores do SUS de mais de dois mil municípios brasileiros. A abertura oficial, na segunda (4), contou com presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade; dos secretários da Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, e de Atenção Especializada, Helvécio Magalhães Junior, ambos do Ministério da Saúde; das titulares da Saúde de Salvador e da Bahia, Ana Paula Matos e Roberta Santana; e da presidente dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Stela Souza. Pela manhã, aconteceu a Assembleia Geral do COSEMS para eleição da nova diretoria para o biênio 2023-2025.
A vice-prefeita, secretária municipal da Saúde e anfitriã do Congresso, Ana Paula Matos, comemorou o momento de troca para qualificação contínua do SUS. “Ocuparmos o cargo de secretários de Saúde talvez seja um dos maiores desafios das nossas vidas. Além de ser uma honra muito grande é, também, uma imensa responsabilidade. Deus coloca a vida das pessoas nas nossas mãos e por isso precisamos dar o melhor que pudermos. Que esse momento de diálogo, de troca e união de forças nos motive ainda mais para trabalhar em prol do povo e também dos nossos servidores. Que este Congresso faça história não só pela sua magnitude, mas também pela qualificação das políticas públicas resultantes desses debates”, afirmou.
No segundo dia de atividades, nesta terça (5), será debatido o tema “Os Desafios Do Financiamento Sustentável para a Política Pública de Saúde: Construindo um Diálogo Coletivo” na Mesa Satélite Financiamento - De Caju & Castanha Ao Açaí Guardiã.
Durante os três dias de evento, serão realizadas mesas temáticas, seminários e palestras nos mais variados temas, como Atenção Primária à Saúde, incluindo equidade em saúde, saúde digital, imunização; Atenção Especializada; financiamento; judicialização na saúde, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, gestão de pessoas, gestão do trabalho, pesquisa em saúde, e educação permanente, entre outros.
Além disso, também acontecerá a Feira Axé-SUS, onde serão montados estandes de diversas instituições como COSEMS, Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), Secretaria Municipal de Salvador e de outras capitais da região Norte-Nordeste e de diversas outras instituições e empresas, públicas e privadas, que expõem e divulgam ao público participante do evento, suas experiências, produtos, serviços, tecnologias e mecanismos de interação tanto com os organismos ligados ao SUS quanto com os cidadãos.