refeitura disponibiliza Wi-Fi gratuito em equipamentos municipais
Com intuito de modernizar os serviços públicos e aumentar a conectividade, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), segue avançando com o projeto Infovia Salvador, que visa oferecer Wi-Fi gratuito em diversas unidades públicas e praças da cidade. Atualmente, Salvador possui 952 unidades conectadas, incluindo 172 praças e 780 unidades públicas, como hospitais e escolas.
Um exemplo dessa iniciativa é o Hospital Municipal Veterinário de Salvador, no bairro de Canabrava, inaugurado em março. Além da instalação de Wi-Fi gratuito, o hospital também implementou câmeras de vídeo para reforçar a segurança. Diante da iniciativa, a diretora da unidade, Sheila de Freitas, não economizou elogios.
"A internet livre é de grande ajuda, especialmente para os tutores, pois facilita, por exemplo, a comunicação com parentes, pesquisa de preços e realizar outras tarefas, além de beneficiar também os colaboradores. Geralmente, não encontramos Wi-Fi gratuito dessa forma e essa iniciativa só traz benefícios", declarou a gestora.
Os usuários também demonstraram satisfação com o serviço. Para Vânia Sena, de 42 anos e moradora do bairro de Itapuã, a internet gratuita tem sido fundamental. "Facilita bastante para nós que precisamos trazer os nossos animais para o local. No meu caso, por exemplo, eu precisei sair do meu trabalho para vir até aqui. Neste momento, estou em comunicação com a empresa. Ou seja, tem me ajudado muito", disse a assistente social, na tarde da segunda-feira (10), enquanto aguardava o atendimento do cachorro de estimação.
A dona de casa Rita Matos, de 58 anos, moradora da região, também enalteceu a iniciativa. "A internet é muito boa e tem me ajudado a buscar por medicamentos que serão necessários no tratamento do meu cão", contou.
Cidade inteligente – O diretor técnico de Infraestrutura da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador, Wlader Peres, mencionou o impacto positivo do projeto Infovia Salvador. Ele classificou a iniciativa como um marco importante na missão de transformar a capital baiana em uma cidade inteligente e conectada.
"A instalação de Wi-Fi nas unidades públicas, como o Hospital Veterinário de Salvador, demonstra nosso compromisso em utilizar a tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos. Com 952 unidades instaladas em toda a cidade, estamos criando uma infraestrutura robusta que não apenas facilita o acesso à internet, mas também contribui para a segurança e eficiência dos serviços públicos", completou Peres. Dentre as localidades beneficiadas estão Itapuã, Cajazeiras, Águas Claras, Sussuarana, Stella Maris, Brotas, Rio Vermelho, Coutos e Paripe, entre outras.
Reportagem: Mateus Soares/Secom PMS
Outras notícias

Coronel Robson Pacheco assume chefia de gabinete do vice-governador Geraldo Júnior
20 de Abril de 2025

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta
15 de Abril de 2025Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal
15 de Abril de 2025

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador
14 de Abril de 2025

Saúde de Salvador oferta serviços no Parque da Cidade neste sábado (12)
12 de Abril de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
