Prefeitura lança na segunda (12) projeto para restaurar imóveis do Centro Antigo

Os imóveis do Centro Antigo de Salvador vão contar com um projeto destinado a incentivar a sua restauração e recuperação. Trata-se do Projeto Revitalizar, que o prefeito ACM Neto lançará na próxima segunda-feira (12). No mesmo dia ele anuncia ainda o edital do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e Inovação (PIDI) para implantação da Vila Cultural da Barroquinha.

 

De acordo com informações da prefeitura, o Revitalizar tem como objetivo estimular a restauração, recuperação ou reforma dos imóveis no Centro Histórico, tombados ou não, e a implantação de habitações e novas atividades econômicas, gerando dinamismo, trabalho e renda na região.

 

 

Serão beneficiados os bairros do Centro, Pelourinho, Santo Antonio, Comércio, Saúde, Nazaré, Tororó, Barris, Barbalho, Lapinha e, parcialmente, a Liberdade. As medidas deverão ter resultados positivos nos próximos dez anos. 

Para viabilizar a iniciativa, um projeto de lei será enviado à Câmara de Vereadores estabelecendo incentivos fiscais como redução de 50% do IPTU do imóvel beneficiado por dez anos, isenção do ITIV e das taxas de licenciamento para a realização das obras.

 

Será estimulado o uso misto dos imóveis, tombados ou não, e incentivadas, com redução do ISS, as atividades de economia criativa (fonografia, fotografia, cinematografia, composição gráfica, programação e comunicação visual), diversão e lazer (cinema de rua, shows, dança, desfiles, concertos, festivais e produção cultural). 

 

Na mesma solenidade, será lançado o segundo edital do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e Inovação (PIDI), que prevê incentivos fiscais para a região da Barroquinha, no Centro Histórico, com o objetivo de criar a Vila Cultural da Barroquinha.

 

Dentre as atividades contempladas pelo edital estão galerias de arte, casas de espetáculos, teatros, cinemas, atividades de fonografia e fotografia, serviços gráficos, cafés, bares e restaurantes, agências de turismo e casas de câmbio, escola de artes e idiomas, lojas de artigos religiosos e lembranças da Bahia, livrarias, atividades de ofício tradicionais (barbeiro, alfaiate, sapateiro, carpinteiro, serralheiro).

 

Outras notícias

SAÚDE

Pontos de Cidadania ampliam acesso a direitos e fortalecem cuidado à população em situação de rua em Salvador

15 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Salvador sedia seminário franco-brasileiro que marca avanço histórico na atenção obstétrica com ampliação da analgesia d

15 de Dezembro de 2025

CIDADE

Trânsito na Av. Tancredo Neves será alterado para avanço nas obras de viaduto

12 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Assembleia Legislativa da Bahia aprova dois novos empréstimos após longa sessão com obstrução da oposição

12 de Dezembro de 2025

CULTURA

Quase 1 milhão de turistas visitam Salvador com receita de R$ 2 bilhões durante Novembro Salvador Capital Afro

12 de Dezembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Lexa se emociona ao comentar indicação no Prêmio Multishow: “Estar de pé já é uma vitória” 11 de Dezembro de 2025

O Kanalha conquista prêmio e presta homenagem a Preta Gil: “Torcendo por mim” 10 de Dezembro de 2025