Salvador vai sediar maior evento de capoeira do mundo

Salvador sediará a primeira edição do Red Bull Paranauê, considerado o maior evento de capoeira do mundo. O encontro será realizado em 28 de janeiro, a partir das 14h30, no Farol da Barra, e tem como objetivo encontrar capoeiristas capazes de jogar três estilos da capoeira: Angola, Regional e a Contemporânea.

Para definir o campeão, o evento terá três toques da Capoeira, cada um representando um estilo específico: Toque Jogo de Dentro (Angola), Toque de Iúna (Regional) e Toque São Bento Grande Regional (Contemporânea).

Duplas de capoeiristas se reunirão na área do embate e sortearão dois toques para serem jogados. Serão 40 segundos de jogo para cada um dos toques. Os mestres jurados farão a análise e indicarão qual profissional passará para a próxima etapa da competição até chegar ao campeão. Como prêmio, o capoeirista mais completo ganhará três dias de estudo na academia do Mestre João Grande, em Nova York (EUA).

Movimento de libertação e símbolo de resistência, a Capoeira foi reconhecida pela Unesco, em 2014, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está presente em todo o território brasileiro.

Curador do evento, Mestre Sabiá dedica-se à capoeira há mais de 30 anos e explica que a dinâmica do evento foi projetada para agregar as raízes e a atualidade: "Fiquei muito feliz com o conceito que criamos porque pensamos no futuro sem tirar o pé do passado. A capoeira tem um universo muito maior, que inclui resistência e história de superação. Tem história, tem cultura por trás. Mas conseguimos levar tudo isso para o evento: as veias esportiva e competitiva, agregando todos os segmentos da capoeira".

Os profissionais serão avaliados por uma mesa julgadora composta por algumas das maiores referências da capoeira na atualidade: os mestres Nenel e Itapuã, representando a Capoeira Angola, Virgílio e Jogo de Dentro, como avaliadores dos aspectos da Capoeira Angola, além de Sabiá e Capixaba, analisando as técnicas da Capoeira Contemporânea.

Dezesseis capoeiristas serão selecionados por meio de qualificatórias em três cidades para disputarem a final do Red Bull Paranauê em Salvador. As seletivas serão realizadas nos dias 12 e 13 de janeiro no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), respectivamente, e no dia 26, no Pelourinho, em Salvador.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente por qualquer capoeirista brasileiro ou estrangeiro pelo site www.redbull.com.br/paranaue, com limite de 100 vagas por etapa. Houve, ainda, uma seletiva disputada em Barcelona (ESP), em 2016, onde o brasileiro Chipa, que atualmente mora na Califórnia, nos Estados Unidos, conseguiu sua classificação para o evento final.

Durante a semana do evento, de 24 a 27 de janeiro, o público baiano também poderá participar de atividades relacionadas ao tema, como palestras, roda com viola, o lançamento do livro ‘Mestre Bimba – Uma vida dedicada a Capoeiragem’, do historiador e cineasta Jair Moura, além de oficinas com os Mestres do Red Bull Paranauê, que acontecerão na sede do Projeto Mandinga, localizado na Rua das Laranjeiras, nº 27, Pelourinho.

Outras notícias

POLÍTICA

Projeto de Alex Santana exige parecer técnico prévio para transferências voluntárias da União

14 de Maio de 2025

Texto está em análise na Câmara dos Deputados

POLÍTICA

TCM aprova contas da Saúde de Salvador em 2020 sob gestão de Leo Prates

14 de Maio de 2025

POLÍTICA

Leo Prates passa a integrar Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados

13 de Maio de 2025

POLÍTICA

Leo Prates passa a integrar Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados

13 de Maio de 2025

POLÍTICA

Marcelle Moraes eleva o tom sobre abandono do Parque de Pituaçu: ‘Governo fecha os olhos’

12 de Maio de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024