Salvador terá 400 linhas para atender público do Carnaval; 140 vão funcionar 24h
A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) vai disponibilizar 2,6 mil ônibus que serão distribuídos em 400 linhas durante o Carnaval de Salvador, que começa na próxima quarta-feira (22). Segundo o secretário Fábio Mota, dessas linhas, 140 funcionarão 24 horas. Cerca de 12 mil rodoviários estão envolvidos na operação especial de transporte.
A linha Ondina/Costa Azul também é uma novidade criada pela Semob. Esses ônibus trafegarão exclusivamente pela Orla e a tarifa custará o mesmo valor já praticado pelos ônibus convencionais. Ainda de acordo com Mota, 50 ônibus farão o transporte gratuito da Avenida Centenário até a Estação da Lapa para facilitar o acesso dos foliões a outras linhas.
Além das linhas convencionais, também serão disponibilizadas para os foliões 45 linhas do Subsistema de Transporte Especial Complementar (Stec) que funcionarão das 4h às 0h.
Ônibus expressos
A Semob também vai disponibilizar neste ano o Expresso Carnaval, que conta com quatro linhas, seis pontos de parada e uma frota de 50 coletivos. Os pontos de saída e volta são sempre os mesmos.
"O expresso tem sinônimo de sucesso desde sua criação. No primeiro ano transportamentos 20 mil pessoas. No segundo 45 mil. E agora estamos projetando para transportar 100 mil pessoas", disse. Segundo Mota, as vendas já estão acontecendo.
As linhas sairão do Salvador Shopping e do Salvador Norte Shopping a cada 15 minutos. A tarifa cobrada será R$25 por pessoa e considera ida e volta. Segundo a Semob, qualquer pessoa poderá acessar esse serviço, e não apenas aquelas que deixarem seus carros estacionados nos pontos de acesso.