Prefeitura monta pontos de distribuição de preservativos a cada mil metros nos circuitos
FOTO:REPRODUÇÃO
Para estimular a prática do sexo seguro e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) durante o carnaval, a Prefeitura montou um esquema especial que assegura a cada mil metros dos percursos oficiais um posto onde o cidadão pode solicitar gratuitamente o preservativo.
A dispensação das camisinhas ocorrerá nos onze módulos assistenciais montados pela Secretaria Municipal da Saúde nos três circuitos da folia até às 06 horas da quarta-feira de cinzas. Para facilitar o acesso ao produto, foram instaladas caixas em frente de cada posto onde o próprio folião poderá fazer a retirada dos preservativos. A expectativa da gestão é que mais de 2 milhões de camisinhas sejam distribuídas durante a festa.
“A prevenção deve ser feita durante todo o ano, não apenas no carnaval. Porém, neste período as pessoas ficam mais expostas e por isso estamos incentivando o sexo seguro facilitando ao máximo o acesso dos foliões aos preservativos", pontuou José Antonio Rodrigues Alves, secretário municipal da Saúde.
Fique Sabendo - Outra ação importante promovida pela SMS no enfretamento às DST's e Aids é o projeto Fique Sabendo. A partir de sábado (25), baianos e turistas poderão realizar testes rápidos para detecção precoce dos vírus HIV, sífilis e hepatites B e C, em até 30 minutos. Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público interessado através de duas unidades instaladas na Rua Dias D'Ávila, próximo ao Farol da Barra, e no Multicentro Carlos Gomes, no circuito Osmar. Nestes pontos também haverá distribuição de preservativos masculinos e femininos.