Governo federal lança pacto nacional contra LGBTfobia nesta quarta
FOTO: REPRODUÇÃO
O governo federal lança nesta quarta-feira (16), em Brasília, um pacto nacional de enfrentamento à violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – os grupos que compõem a sigla LGBT. Os governos dos estados e do Distrito Federal terão de manifestar, individualmente, a adesão ao programa.
Até a tarde desta terça (15), 12 estados tinham confirmado presença na cerimônia de assinatura, segundo o Ministério dos Direitos Humanos. O pacto tem vigência prevista de dois anos, prorrogáveis por igual período.
A portaria que institui o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica já foi publicada no Diário Oficial da União. Nela, o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, cita tratados internacionais, o Programa Nacional de Direitos Humanos instituído no país em 2009 e recomendações das Nações Unidas sobre o tema.
De acordo com a portaria, o pacto "tem por objetivo promover a articulação entre a União, Estados e Distrito Federal nas ações de prevenção e combate à LGBTfobia". O formato exato dessa articulação não consta na portaria, e deve ser detalhado durante a cerimônia de lançamento, à tarde.
O lançamento do pacto nacional ocorre dois dias antes do Dia Nacional de Combate à Homofobia no Brasil, celebrado em 17 de maio. Nesta mesma data, em 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o termo "homossexualismo" da lista de doenças e problemas de saúde.
Outras notícias

UPA do Pau Miúdo recebe Certificado de Compromisso da Organização Nacional de Acreditação (ONA)
25 de Julho de 2025

Marcell Moraes se reúne com ACM Neto e fortalece compromisso com a causa animal e ambiental na Bahia
24 de Julho de 2025

Câmara aprova projeto que indica a ampliação do ensino bilíngue nas escolas municipais de Salvador
24 de Julho de 2025

Prefeito Branco Sales articula implantação da CNH Social e chegada do Siretran para Cardeal da Silva
23 de Julho de 2025

Cardeal realiza Conferência Municipal de Saúde com foco em sustentabilidade, cuidado e inovação
23 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
