Concurso Miss Bariátrica 2018 acontece no próximo dia 31 de agosto

FOTO: DIVULGAÇÃO
Na noite do próximo dia 31, acontece a escolha da Miss Bariátrica 2018, durante evento promovido pelo Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO). A sexta edição do concurso será realizada, às 20 horas, na Casa Salvatore, com a participação de 16 finalistas, que vão disputar os três primeiros lugares.
O desfile das candidatas será realizado em duas etapas. Na primeira, o traje é livre e cada mulher poderá representar ela mesma no mundo, sua vida profissional, sua autoimagem. Na segunda, elas vão desfilar em traje de gala. O evento tem caráter beneficente e os ingressos podem ser trocados por três quilos de alimentos não perecíveis até o dia 30 de agosto na sede do NTCO (Rua Agnelo de Brito, 187). Todos os alimentos arrecadados serão doados para instituições filantrópicas.
Com o tema “O seu sonho virou arte”, o Miss Bariátrica também vai dar origem a uma exposição fotográfica que deve acontecer em data a ser divulgada ainda em 2018. O concurso tem como proposta promover um estilo de vida saudável, desmitificar tabus sobre a cirurgia bariátrica e valorizar mulheres que descobriram uma nova vida após terem sido submetidas a uma cirurgia bariátrica para tratamento da obesidade mórbida e de doenças associadas ao excesso de peso. O júri vai escolher a mais bela candidata.
Em Salvador quase 20% da população está obesa
De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017, do Ministério da Saúde, quase 1 em cada 5 brasileiros está obeso, ou seja 18,9%, e mais da metade da população das capitais brasileiras (54,0%) está com excesso de peso. O levantamento revela ainda que 19,05% dos habitantes de Salvador (BA) estão obesos e que 53% possuem excesso de peso (sobrepeso).
A doença é reconhecida, hoje, como importante problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde, trata-se de uma epidemia global, decorrente de hábitos alimentares, sedentarismo e fatores genéticos.
Uma pessoa com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 é considerada obesa. O IMC é calculado dividindo-se o peso da pessoa em quilos por sua altura ao quadrado.
Ter uma alimentação saudável, combater o sedentarismo e praticar atividade física regular são fatores fundamentais para prevenção do sobrepeso e da obesidade, assim como das inúmeras doenças associadas ao excesso de peso.
Outras notícias
Câmara aprova projeto que autoriza entrada de animais de estimação em hospitais de Salvador
17 de Dezembro de 2025
Bares e restaurantes estão com menu especial para o Natal no Centro Histórico de Salvador; confira
17 de Dezembro de 2025
Dezembro Laranja: profissionais do 16º Centro de Saúde alertam sobre câncer de pele
17 de Dezembro de 2025
Pesquisa Quaest aponta Lula com vantagem de 46% contra 36% de Flávio Bolsonaro em eventual 2º turno de 2026
17 de Dezembro de 2025
Operação da Polícia Civil aprofunda investigação sobre lavagem de dinheiro no setor de combustíveis na Bahia
17 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
SBT troca especial de Zezé Di Camargo por episódio inédito de Chaves 17 de Dezembro de 2025