Campanha de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada em Salvador
FOTO: REPRODUÇÃO
As baixas coberturas registradas na Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Pólio em Salvador acenderam o alerta e, por isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai prorrogar a estratégia até 14 de setembro. Apesar dos esforços da pasta em ampliar o acesso às doses, cerca de 45 mil crianças entre um e menores de cinco anos ainda estão desprotegidas na capital baiana. As doses seguem disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em 125 unidades básicas da rede municipal. Para ampliar o acesso, cinco postos de referência funcionarão exclusivamente para a imunização das crianças com horário estendido até as 20h.
“Apesar da mobilização das equipes e dos esforços que empreendemos com a imunização nas escolas, promoção de dois Dias D e postos funcionando em horário estendido, ainda não conseguimos a meta de imunizar pelo menos 95% do público alvo em nossa cidade. Pedimos aos pais e responsáveis que assumam essa responsabilidade e levem os pequenos para tomar as doses. O poder público está empenhado em garantir que esses dois vírus não voltem a circular em nossa cidade, mas a população deve responder nosso chamado levando as crianças aos postos”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Galvão.
Iniciada em 6 de agosto, a campanha vacinou apenas 89 mil crianças na capital, número que corresponde a 66% da população elegível residente no município. Até o dia 28 de agosto, foram confirmados 1.553 casos de sarampo no Brasil, enquanto 6.975 permanecem em investigação. O país enfrenta dois surtos da doença: no Amazonas, que já tem 1.211 casos confirmados e 6.905 em investigação, e em Roraima, onde há 300 casos confirmados e 70 em investigação.
Casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (16), Rondônia (2). Pernambuco (2) e Pará (2). Foram confirmadas ainda sete mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e uma em brasileiro) e três no Amazonas (todos brasileiros, sendo dois óbitos em Manaus e um no município de Autazes).
Lista dos postos que funcionarão com horário estendido:
- USF Clementino Fraga (antigo 5º Centro de Saúde) - Av. Centenário, s/nº - Barris
- Multicentro Amaralina - Av. Visconde De Itaboray, 113 - Amaralina
- Multicentro Liberdade - Rua Lima E Silva, 217 - Liberdade
- 12º Centro de Saúde Alfredo Bureau - Rua Jaime Salponick, s/nº - Conjunto Guilherme Marback
- Centro de Saúde José Mariane - Avenida Dorival Caymmi, s/nº - Itapuã
Outras notícias

Parto de quadrigêmeos emociona equipe da Maternidade José Maria de Magalhães, em Salvador
29 de Julho de 2025

Memorial Maria Odília recebe visitantes em abertura especial durante Circuito das Mulheres Negras
28 de Julho de 2025

O que o STF planeja fazer após Lula vetar aumento de deputados
28 de Julho de 2025

Mulher acusa cliente de efetuar disparo dentro de bar no Rio Vermelho
28 de Julho de 2025

Festa termina com duas pessoas baleadas em Sussuarana
28 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
