Castramóvel muda de endereço para ampliar atendimento à população
FOTO: DIVULGAÇÃO/ SMS
O serviço de castração de cães e gatos, Castramóvel, foi remanejado do bairro do Imbuí para a região do Stiep, na manhã desta quarta-feira(05), com o objetivo de ampliar a oferta do atendimento à população. O dispositivo móvel permanecerá na localidade até o dia 28 de setembro.
A mudança de endereço para o estacionamento da Faculdade Estácio/FIB, localizada na Rua Xingu, nº 179 - Jardim Atalaia, aconteceu após os profissionais detectarem uma população mais expressiva de animais a serem castrados na região do Stiep, além do espaço oferecer melhor infraestrutura e conforto para os atendimentos.
Para realização da cirurgia, o animal precisa ter tomado a vacina antirrábica, ter entre seis meses e cinco anos de vida, peso superior a um quilo, e as fêmeas não podem estar em período gestacional. É necessário comparecer ao local com documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação do animal.
O serviço itinerante funciona de segunda à sexta-feira -exceto feriado-, sempre das 08 às 12 horas. Nas segundas e terças -feiras os profissionais realizam o cadastramento e triagem dos animais. Já as cirurgias, são realizadas às quartas, quintas e sextas-feiras. No entanto, por conta da manutenção do dispositivo móvel, excepcionalmente essa semana está sendo feito somente o cadastramento e tiragem. A intervenção cirúrgica acontecerá à partir sesta segunda-feira (10).
Balanço – Desde 2013 dispositivo móvel percorreu 30 bairros da capital, alcançando em agosto deste ano 30 mil castrações. Segundo Aroldo Carneiro, médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), quanto maior adesão a castração dos animais maior o controle de natalidade e combate a reprodução descontrolada dos animais, evitando o abandono em via pública: “Quanto menos animais abandonados nas ruas, menos riscos de transmissão de doenças para os seres humanos. É importante sensibilizar à população que o abandono de animais é crime, quem testemunha um animal sendo abandonado deve denunciar em delegacia de polícia” salientou.
Outras notícias

Parto de quadrigêmeos emociona equipe da Maternidade José Maria de Magalhães, em Salvador
29 de Julho de 2025

Memorial Maria Odília recebe visitantes em abertura especial durante Circuito das Mulheres Negras
28 de Julho de 2025

O que o STF planeja fazer após Lula vetar aumento de deputados
28 de Julho de 2025

Mulher acusa cliente de efetuar disparo dentro de bar no Rio Vermelho
28 de Julho de 2025

Festa termina com duas pessoas baleadas em Sussuarana
28 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
