Empreendedores de comunidades carentes expõem negócios no Parque Social


FOTO:ASSESSORIA

Transformar problemas sociais em oportunidade de negócio tem sido a realidade de muitos empreendedores de comunidades carentes da capital baiana. É o caso de Pedrício Texeira Barros, ou Orni Barros, como é conhecido no Nordeste de Amaralina, onde mora, empreendedor que vem produzindo lixeiras e pranchas de stand up paddle com garrafas pets recolhidas das praias.

Ele e outros nove empreendedores mostraram, nesta quinta-feira (22), como ideias de impacto social podem ser colocadas em prática durante a Rodada de Negócios do Programa Comunidade Empreende (PCE), que ocorreu no auditório do Parque Social. O evento reuniu empresários, gestores de órgãos vinculados à Prefeitura, educadores sociais, além de jovens aprendizes integrantes de projetos.

Na abertura do encontro, a diretora-presidente da ONG Parque Social, Rosário Magalhães, falou que o PCE tem atuado em Salvador desde 2014 com a perspectiva do desenvolvimento local e sustentável. “O programa tem buscado a valorização dos ativos e talentos da comunidade, sempre enxergado os problemas como solução. Negócios que ao mesmo tempo são sustentáveis e tragam melhoria e qualidade de vida para todos", disse.

"Aliado ao aprendizado, o empreendedorismo é uma grande mola propulsora de desenvolvimento, diante de toda a crise econômica e do quadro de dificuldades”, acrescentou a gestora. O presidente do Instituto Camargo Corrêa, Kalil Farran, frisou que o mundo dos negócios mudou nos últimos anos e agora é a chance das pequenas empresas se destacarem com a geração de emprego e renda. 

A rodada de negócios é resultado de seis meses de uma capacitação ofertada pelo PCE, que é desenvolvido no município pelo Parque Social em parceria com o Instituto Camargo Correa e Prefeitura. O programa é destinado a empreendedores ou a pessoas que desejam empreender nas regiões do Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho, região que envolve cerca de 80 mil pessoas. É a terceira área a receber o PCE, que teve a primeira edição no Bairro da Paz (2014-2015), seguida pelo Centro Histórico (2015-2016). Neste ano, mais de 60 empreendedores foram beneficiados com capacitações, que envolvem instrutorias, oficinas, bate-papos e mentorias durante um ano.

Negócios - Os 10 empreendedores que se apresentaram hoje receberão mentorias individuais até janeiro. Todos explanaram características de seus empreendimentos sociais, áreas de atuação, despesas, receitas e contrapartidas. O intuito foi atrair potenciais compradores, investidores e clientes, gerando oportunidades comerciais e de fortalecimento de imagem.

Orni, que é idealizador do“100 Garrafas”, pretende angariar recursos com venda e aluguel das pranchas e lixeiras fabricadas com garrafas pets reaproveitáveis para abrir uma escola de surfe e desenvolver projetos de educação ambiental, voltados para  crianças e adolescentes em unidades de ensino e espaços públicos.

Já Alan do Carmo Oliveira é o criador de uma rádio web e do portal de notícias “A Voz do Axé”. Ele contou que espera captar parcerias para ampliar o público com a divulgação de fatos e eventos que acontecem na região de Nordeste de Amaralina. As mídias criadas por ele têm foco na valorização da religião e cultura de matriz africana.

Outras notícias

SAÚDE

Pontos de Cidadania ampliam acesso a direitos e fortalecem cuidado à população em situação de rua em Salvador

15 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Salvador sedia seminário franco-brasileiro que marca avanço histórico na atenção obstétrica com ampliação da analgesia d

15 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

15 de Dezembro de 2025

Ação promovida na unidade municipal administrada pelo INSV reforça a cultura de segurança, saúde e bem-estar dos profissionais

EDUCAÇÃO

Município de Ibirapuã, no extremo sul, ganha destaque na CBN Educa+ por fortalecimento da educação inclusiva

15 de Dezembro de 2025

O secretário Sérgio Mendes explicou como a gestão  enfrentou a defasagem escolar e nivelou o aprendizado dos estudantes, fazendo alcançar um dos 40 melhores IDEBs da Bahia.

CIDADE

Trânsito na Av. Tancredo Neves será alterado para avanço nas obras de viaduto

12 de Dezembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Lexa se emociona ao comentar indicação no Prêmio Multishow: “Estar de pé já é uma vitória” 11 de Dezembro de 2025

O Kanalha conquista prêmio e presta homenagem a Preta Gil: “Torcendo por mim” 10 de Dezembro de 2025