Proibição da tarifa de deslocamento de celular é aprovada no Senado

FONTE: BOCÃO NEWS
O fim da cobrança da tarifa de deslocamento na telefonia móvel, a chamada roaming, foi aprovada nesta quarta-feira (11) na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado. A matéria já havia tramitado em outras comissões, e foi aprovada hoje em caráter terminativo. Como nenhum senador apresentou recurso contra, o texto não passa mais pelo plenário do Senado e segue direto para apreciação na Câmara dos deputados.
Atualmente, se o consumidor receber uma ligação fora da área de onde o chip foi habilitado, como outros estados, por exemplo, paga uma taxa ao atender a ligação, o que causa incômodo em milhares de usuários que ao viajar gastam muito mais ao fazer e atender ligações. O projeto extingue o adicional por chamada do valor cobrado pela prestadora do serviço de telefonia móvel por chamada recebida ou originada, quando o usuário estiver utilizando a linha em área diversa da que foi registrada.

Relator da proposição, o senador baiano Walter Pinheiro (PT/BA) deu o parecer favorável e embasou o parecer justificando o quanto é caro o minuto de ligação do celular no Brasil. “ O projeto é uma das contribuições do legislativo para baratear as ligações para os consumidores. Aqui no Brasil o minuto do celular é um dos mais caros do mundo, principalmente para a camada da população que mais utiliza o celular. O Brasil tem mais de 270 milhões de celulares. Desses, 80 por cento são aparelhos pré-pagos, com o minuto mais caro. E para baratear as ligações estamos vencendo, por etapas, com a aprovação de medidas como a proposta aprovada hoje ”, afirmou.
Durante o encaminhamento da votação, Pinheiro lembrou também que a extinção da cobrança acompanha um debate mundial, que prevê práticas que reduzem custos e simplificam os processos das ligações das telefonias contratadas pelos consumidores.
Outras notícias
Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara
16 de Dezembro de 2025
Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador
16 de Dezembro de 2025
Pontos de Cidadania ampliam acesso a direitos e fortalecem cuidado à população em situação de rua em Salvador
15 de Dezembro de 2025
Salvador sedia seminário franco-brasileiro que marca avanço histórico na atenção obstétrica com ampliação da analgesia d
15 de Dezembro de 2025
Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho
15 de Dezembro de 2025Ação promovida na unidade municipal administrada pelo INSV reforça a cultura de segurança, saúde e bem-estar dos profissionais
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Lexa se emociona ao comentar indicação no Prêmio Multishow: “Estar de pé já é uma vitória” 11 de Dezembro de 2025