Benefícios do IPTU Verde são apresentados a representantes do setor imobiliário

Representantes do setor imobiliário tiveram mais uma oportunidade de conhecer o funcionamento e benefícios do IPTU Verde, que foram apresentados, na manhã desta sexta-feira (31), na sede do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), localizada na Pituba. O evento “Como obter IPTU e Outorga Verde agregando valor ao seu empreendimento” foi promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com o apoio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis).

“As construções sustentáveis consomem menos energia e água, por exemplo, e o custo fixo é muito menor, possibilitando o investimento de recursos em outras áreas. Através da adoção dessas práticas sustentáveis, os empreendimentos imobiliários conseguem ter até 10% de desconto diretamente no IPTU. É benéfico para o investidor, para o comprador e para toda a sociedade”, salientou o titular da Secis, André Fraga.

Segundo o presidente do Sinduscon-BA, Carlos Henrique Passos, a realização de eventos desse tipo possibilita que outros empreendimentos sigam o mesmo caminho. “A mudança já está em curso, só precisa ser estimulada e absorvida pelo mercado. Um grande estímulo foi dado pela Prefeitura com a criação do IPTU Verde, que inclusive tem sido replicado em outras cidades. Eventos como esse fazem com que mais empresas e empreendedores percebam as modificações de que estamos falando”, disse.

O presidente da Comissão do Meio Ambiente, Nilson Sarti, destacou a posição de Salvador como referência nacional e internacional em termos de incentivo a práticas sustentáveis. Ele reforçou a necessidade da existência de empreendimentos sustentáveis. “Utilizar melhor a iluminação, ter um conforto técnico e um melhor acústico, são coisas que proporcionam um ambiente para moradia melhor. O cliente quer saber quanto ele paga de condomínio, de água e de energia. Tudo isso faz parte de um empreendimento sustentável. Isso é ter qualidade de vida nesses empreendimentos. Fazer bem ao meio ambiente também faz bem ao bolso”, declarou.

Sarti ainda destacou a influência dessas práticas na vida útil dos empreendimentos. “A parte da construção é responsável apenas por 15% da vida útil desses imóveis. Os 85% estão ligados à operação. Se nessa operação tem uma redução de consumo de água, energia e resíduos, isso reflete na diminuição da poluição no meio ambiente e, posteriormente, na qualidade dessas estruturas”, afirmou.

Incentivo – O IPTU Verde foi desenvolvido em 2015 por meio de uma parceria entre a Secis, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba).  O programa delimita diferentes pontuações para cada iniciativa sustentável.

Ao todo, há 63 requisitos previstos no decreto municipal Nº 25.899/2015, que podem gerar pontos para a obtenção do desconto. Por exemplo, o uso de fontes alternativas de energia pode gerar dez pontos; o sistema de reutilização de 90% das águas cinzas, sete pontos; e o aumento de 100% da largura dos passeios fronteiriços, cinco pontos.

O desconto é concedido ao imóvel que alcançar, no mínimo, 50 pontos. Nesse caso, ele é classificado como Bronze e tem um desconto de 5% no IPTU. A categoria Prata exige, no mínimo, 70 pontos e confere desconto de 7%. O nível Ouro garante 100 pontos e desconto máximo de 10%. Mais informações podem ser obtidas através do site: iptuverde. salvador. ba. gov. br/ .

Outras notícias

POLÍTICA

Leo Prates lança livro legislativo e reforça compromisso com a transparência e a boa política

04 de Agosto de 2025

ENTRETENIMENTO

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

01 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades

01 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia

01 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Guarda Municipal poderá reforçar proteção ambiental nas áreas costeiras de Salvador

31 de Julho de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024