Limpurb mantém ações de prevenção a desastres no período chuvoso

Fotos: Bruno Concha e Jefferson Peixoto – Secom/PMS

Para minimizar os efeitos do período chuvoso na capital baiana, principalmente nas áreas de risco da cidade, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) vem executando rotineiramente serviços que evitam transtornos aos cidadãos, a exemplo de capinação, roçagem, sacheamento, gancheamento, retirada de entulho, enlonamento, poda e limpeza nas encostas. A intensificação das atividades ocorre por meio da Operação Chuva, promovida pela Prefeitura em parceria com diversas pastas e órgãos municipais.

Até o mês de maio foram realizadas cerca de 338 ações com serviços de roçagem, remoção de resíduos – incluindo os de origem domiciliar – entulho e objetos volumosos como sofás, camas, colchão, geladeira e fogão. Dentro da operação também estão sendo efetuados os serviços de relonamento em áreas de risco e locais de difícil acesso, limpeza de valetas e bocas de lobo – a fim de evitar que a água transborde nas vias públicas – e remoção de terra.

Para a execução de serviços preventivos e emergenciais foram mobilizadas cinco equipes sendo duas com 25 agentes de limpeza cada, em plantão permanente das 7h às 22h, com equipes alternadas por turno. Para dar o suporte aos profissionais são utilizados quatro caminhões, dois caminhões munck, seis caminhões-pipa, uma pá carregadeira e três caçambas.

Atenção – O trabalho preventivo é realizado pelos profissionais da Limpurb com dedicação e atenção. Na capinação, por exemplo, eles fazem a retirada de ervas daninhas e grama desde a raiz, de forma manual ou com o auxílio de ferramentas como enxada e sacho. Os agentes realizam ainda sacheamento de viadutos removendo cautelosamente a vegetação que nasce nas fissuras do equipamento público.

Já em algumas encostas da capital baiana, o trabalho requer, além de atenção dos profissionais da Limpurb, treinamento específico com o uso de técnicas de rapel. Para este serviço a pasta dispõe de uma equipe especial composta por 22 agentes treinados e especializados com cursos teóricos e práticos ministrados por empresas especializadas do segmento. Na realização das tarefas os agentes de limpeza utilizam todos os equipamentos de proteção individual (EPI´s) necessários para proteção.

Áreas de risco – Bairros com maior incidência de encostas, como São Caetano, IAPI, Mata Escura, Calabetão e localidades próximas a Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), Vasco da Gama e Via Regional já foram contemplados este ano com serviços especiais a fim de evitar desastres.

O presidente da Limpurb, Marcus Passos, destacou que o trabalho vai além das ações preventivas e envolve parcerias com as comunidades. “Antes da limpeza nas encostas, fazemos um trabalho de conscientização com equipes de educação ambiental que vão de porta em porta orientando as pessoas sobre o descarte correto dos resíduos a fim de evitar problemas decorrentes do descarte irregular. O apoio da população é imprescindível pois o lixo jogado nas encostas desce causando alagamentos, deslizamentos e entupimentos de canais pela cidade”, explicou.

Outras notícias

CIDADE

Veja quando e onde o abastecimento de água será interrompido na Bahia

04 de Agosto de 2025

CIDADE

Após tiroteio, ônibus não entram no Engenho Velho da Federação

04 de Agosto de 2025

SAÚDE

Anclivepa Bahia oferece curso prático de castração para veterinários e estudantes

04 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Leo Prates lança livro legislativo e reforça compromisso com a transparência e a boa política

04 de Agosto de 2025

ENTRETENIMENTO

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

01 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024