Dia da Baiana de Acarajé terá homenagem à luta pelo fim da violência contra mulheres

O Dia da Baiana de Acarajé é comemorado em 25 de novembro. Neste ano, as baianas firmaram parceria com a SPM-BA (Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia), aderindo à Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

As baianas participarão de uma missa e, em seguida, o cortejo tomará as ruas do Centro Histórico de Salvador, com as baianas pedindo o fim da violência contra as mulheres. O cortejo ganhará um novo tom, a cor laranja, que é mundialmente utilizada para remeter à causa e gerar o debate e a reflexão da sociedade sobre o tema.

A secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, e a Desembargadora Nágila Brito, marcarão presença nas atividades. A concentração das baianas acontecerá às 9h no largo do Pelourinho, a missa terá início às 10h, e o trajeto seguido das atividades culturais e do almoço será a partir das 11h.

A campanha

 

Com início no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e fim no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a campanha é uma mobilização mundial, que acontece anualmente. O poder público e diversos atores da sociedade civil atuam de forma engajada durante o período, lutando pelo enfrentamento à violência contra as mulheres.

A primeira edição aconteceu em 1991. Atualmente, mais de 160 países participam do movimento, que tem como objetivo apresentar dados, debater o assunto e lutar pelo fim da violência sofrida por mulheres de todo o mundo.

Na Bahia, a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começou no dia 20 de novembro, já que no Brasil, o início é antecipado para o Dia Nacional da Consciência Negra, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra.

Será realizada uma série de atividades para fortalecer a campanha na Bahia. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia realizará ações de diversas vertentes e com diversos públicos no intuito de combater a violência contra as mulheres das mais variadas formas.

 

Da Redação|Bahia25Horas

Outras notícias

CULTURA

Cardeal da Silva: Forró do Seu Antônio reúne atrações nacionais para o esquente do período junino no Litoral Norte da Ba

07 de Maio de 2025

Evento acontecerá entre os dias 6 e 8 de junho

POLÍTICA

Leo Prates lança newsletter mensal com balanço de ações do mandato federal

06 de Maio de 2025

CIDADE

Fiação de poste pega fogo, destrói carro e deixa moradores de Sete de Abril sem energia

06 de Maio de 2025

CIDADE

Chuva intensa em Salvador aciona sirenes e supera média histórica de maio; veja bairros mais afetadas

06 de Maio de 2025

POLÍTICA

Debate Público discute regulamentação da profissão de motoristas por aplicativo em Lauro de Freitas

05 de Maio de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024