Campanha do ‘Outubro Rosa’ também chama atenção para câncer de mama em animais
Foto: Reprodução
Estamos no 'Outubro Rosa', movimento popular internacionalmente comemorado em todo o mundo, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Neste mês, diversas ações simbolizando a luta contra a doença em seres humanos. O que pouco gente sabe é que muitos animais passam pelo mesmo problema e também sofrem com o tumor nas mamárias.
Dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) revelam uma alta incidência de doenças nos animais: cerca de 45% das cadelas e 30% das felinas desenvolvem algum tumor, sendo que 85%, infelizmente, são de caráter maligno. Além de tudo, quase 20% dos tumores nas pernas são diagnosticados muito tarde, o que prejudica as chances de sobrevivência.
A principal forma de prevenção dos tumores de mama é a castração dos animais com até um ano de idade, preferencialmente antes do primeiro cio. Não fazer a utilização de anticoncepcionais e utilizar dietas balanceadas também estão entre as dicas.
No combate contra a doença, a vereadora Marcelle Moraes apoia durante o ano diversas campanhas de mutirões organizadas por clínicas, órgãos públicos e entidades não-governamentais.
“Não basta castrar, é preciso fazer acompanhamento médico. Os animais não fazem autoexame e não conseguem se expressar, o que facilita que a doença só seja diagnosticada tardiamente”, lamentou.
"A castração é a solução de vários riscos ao qual o animal está exposto a contrair, e com esse trabalho que venho realizando, é possível evitar câncer e outros diversos problemas enfrentados pela população animal, como o abandono. Fico muito feliz em poder ajudar tantos animais", completou.
À frente da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal, Marcelle destaca também que “ as entidades públicas devem reforçar a sensibilização para propagar informações sobre a doença entre mulheres de todas as idades”. “Nas cidades há iluminação de monumentos, ações de campo para chamar a atenção e o caminho é esse. É um papel de responsabilidade social fazer que a prevenção seja vista e praticada desde cedo, vidas podem ser poupadas”.
Outras notícias

PF mira Marcos do Val e senador vai usar tornozeleira eletrônica
04 de Agosto de 2025

Veja quando e onde o abastecimento de água será interrompido na Bahia
04 de Agosto de 2025

Após tiroteio, ônibus não entram no Engenho Velho da Federação
04 de Agosto de 2025

Anclivepa Bahia oferece curso prático de castração para veterinários e estudantes
04 de Agosto de 2025

Leo Prates lança livro legislativo e reforça compromisso com a transparência e a boa política
04 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
