Municípios baianos poderão receber incremento financeiro de emendas parlamentares para combater ao coronavírus
Foto: Reprodução
Um dia após o Banco do Brasil creditar nas contas dos fundos de participação dos Estados (FPE) e Municípios (FPM), os recursos correspondentes à segunda parcela do auxílio financeiro criado pelo governo federal para minimizar os efeitos da COVID – 19, o deputado federal, Alex Santana (PDT), se reuniu com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. O objetivo do encontro foi tratar dos impactos econômicos provocados pela pandemia no país e buscar novos recursos, através de emendas parlamentares, para que cidades baianas consigam “atravessar a crise” e garantir assistência à saúde da população infectada, principalmente, os casos mais graves que precisam de UTIs e respiradores.
“O país está em crise não apenas sanitária como também financeira. Os governos estaduais calculam perdas bilionárias em receitas devido à desaceleração da economia, por isso, é extremamente a ampliação do apoio da União principalmente para que seja garantida assistência aos pacientes graves da doença que, infelizmente, têm crescido em números”, declarou Alex Santana. De acordo com a União, com este segundo repasse os 417 municípios baianos contaram com um aporte federal de R$ 1,3 bilhão, além do R$ 1,6 bilhão repassado diretamente ao Governo da Bahia.
O deputado salientou ainda a doação de 60 respiradores feita pelo Ministério da Saúde à prefeitura de Salvador. “Quero agradecer ao governo do presidente Jair Messias Bolsonaro pelo envio dos equipamentos, oportunizando a ampliação da assistência à saúde de todos os soteropolitanos”.
O ministro de Governo afirmou que a União continuará empenhando esforços para adotar estratégias de combate à pandemia que já causou mais de 73 mil mortes entre 1,8 milhão de infectados, e que está atenta às necessidades dos Estados e Municípios, porém, sem dar garantias de aporte financeiro e valores. “Apesar de não termos uma garantia de novos repasses, o ministro se mostrou bastante sensibilizado e tenho certeza de que o Governo Federal buscará alternativas. Foi um encontro positivo, principalmente, pela defesa da nossa Bahia em Brasília”, finalizou Alex Santana.
Outras notícias

PF mira Marcos do Val e senador vai usar tornozeleira eletrônica
04 de Agosto de 2025

Veja quando e onde o abastecimento de água será interrompido na Bahia
04 de Agosto de 2025

Após tiroteio, ônibus não entram no Engenho Velho da Federação
04 de Agosto de 2025

Anclivepa Bahia oferece curso prático de castração para veterinários e estudantes
04 de Agosto de 2025

Leo Prates lança livro legislativo e reforça compromisso com a transparência e a boa política
04 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
