Marcell Moraes celebra sanção do aumento de punição para maus-tratos de animais no Brasil

 

O deputado estadual e defensor da causa animal, Marcell Moraes (PSDB), celebrou a sanção da Lei 1.095/1, que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais, a cerimônia para efetivar a lei aconteceu nesta terça-feira (29), em Brasília. 

A legislação vai contemplar os animais silvestres, nativos, exóticos e domésticos, a exemplo de cães e gatos, que são as vítimas mais comuns desse crime, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem, no Brasil, 29 milhões de domicílios com cães e 11 milhões, com gatos. 

Atualmente, o crime de maus-tratos a animais consta no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e a pena previa de três meses a um ano de reclusão, além de multa. A nova legislação determina que a pena vai de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição de guarda de novos bichos. 

Para Marcell, a aprovação desse projeto é um marco muito importante no progresso do país. “Sabemos que a lei do crime contra os animais é muito branda, por isso, é um avanço significativo a esfera federal valorizar a causa. A pena, que antes, era de três meses a um ano de detenção era insuficiente, dava uma sensação de impunidade, dessa forma, podemos a partir de agora contar com um rigor a altura para este crime, desestimulando o maus-tratos a animais”. 

O parlamentar destacou também a recente criação do governo federal do departamento específico para tratar políticas públicas, a ‘Coordenação Nacional de Proteção e Defesa Animal’. “A palavra inspira, mas o exemplo arrasta. Essa atitude com certeza vai estimular aos estados e municípios a colaborarem para uma consciência animal, com responsabilidade de milhares de vidas de cães, gatos e outros bichos que precisam de atenção e carinho. Estou muito feliz com a ação do presidente Jair, revelando um trabalho humanitário e nobre em frente ao cargo mais importante do país”.

Outras notícias

POLÍTICA

PF mira Marcos do Val e senador vai usar tornozeleira eletrônica

04 de Agosto de 2025

CIDADE

Veja quando e onde o abastecimento de água será interrompido na Bahia

04 de Agosto de 2025

CIDADE

Após tiroteio, ônibus não entram no Engenho Velho da Federação

04 de Agosto de 2025

SAÚDE

Anclivepa Bahia oferece curso prático de castração para veterinários e estudantes

04 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Leo Prates lança livro legislativo e reforça compromisso com a transparência e a boa política

04 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024