Lei de ensino obrigatório das culturas afro-brasileiras e indígenas nas escolas do Brasil será alterada


FOTO:REPRODUÇÃO

A Câmara Federal analisará um projeto de lei que propõe uma alteração na lei n• 9.394, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas do país. De acordo com o texto apresentado, os conteúdos deverão promover “a conscientização da igualdade e solidariedade entre as pessoas de diversas etnias e o combate ao racismo”.

Dados do Atlas da Violência do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no contexto histórico, de 2008 a 2018, indicam que o número de homicídios de pessoas pretas no país aumentou 11,5% e  não pretas caiu 12,9%.

Outro dado que chama a atenção no país e reforça a necessidade de promover, através da educação, o respeito a diferentes etnias são do Ministério da Educação, que mostram que pouco mais da metade (53,5%), das escolas indígenas têm material didático específico para o grupo étnico.

O deputado federal e autor do projeto, Alex Santana (PDT), crava que não há mudança efetiva em qualquer instância da sociedade, senão, através da educação. “A pandemia também veio nos mostrar a desigualdade no país, sendo mais atingidos, independente do setor: os pretos e indígenas. São eles, a camada que compõe a maior parte dos alunos em escolas públicas; em seguida nos empregos informais e usuários dos serviços públicos. Não podemos ignorar esses importantes dados e não tomar uma atitude firma no combate ao racismo e a desigualdade para com estas populações, portanto, nada melhor do que o ambiente escolar para valorização e reconhecimento desses povos”.

O projeto entrará em vigor a partir da sua publicação.

Outras notícias

POLÍTICA

PF mira Marcos do Val e senador vai usar tornozeleira eletrônica

04 de Agosto de 2025

CIDADE

Veja quando e onde o abastecimento de água será interrompido na Bahia

04 de Agosto de 2025

CIDADE

Após tiroteio, ônibus não entram no Engenho Velho da Federação

04 de Agosto de 2025

SAÚDE

Anclivepa Bahia oferece curso prático de castração para veterinários e estudantes

04 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Leo Prates lança livro legislativo e reforça compromisso com a transparência e a boa política

04 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024