Lula de volta muda o jogo e centro precisa ter juízo, diz Doria ao falar de 'extremos'

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil 

 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), afirmou que a volta de Lula ao jogo político "muda o jogo sucessório, muda a geografia eleitoral". "É uma situação completamente diferente do que a que tínhamos até agora", diz ele. "Ficam estabelecidos claramente dois campos adversos de polarização: a extrema esquerda e a extrema direita. Eles vão canalizar os sentimentos pró-Lula e pró-Jair Bolsonaro", afirma Doria.

Ele calcula que Lula e Bolsonaro terão, cada um, "cerca de 30% dos votos [em 2022]". "E cerca de 40% dos eleitores vão escolher um candidato longe dos extremos", segue. 

"Se o centro democrático tiver juízo e bom senso, trabalhará para, em primeiro lugar, construir uma proposta para o Brasil", afirma. E, em segundo lugar, segue o governador, será preciso "identificar um candidato que seja competitivo, que possa disputar com duas personalidades [Lula e Bolsonaro] com forte densidade política e eleitoral. Um deles é presidente. O outro ocupou duas vezes o mesmo cargo. Não é pouco".

E que, "uma vez eleito, tenha capacidade para governar o Brasil de forma eficiente e em paz".

Nesta semana, Lula recuperou seus direitos políticos depois que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, anulou as condenações dele em processos que tramitaram no Paraná. Segundo o magistrado, a 13ª Vara Federal de Curitiba, então comandada por Sergio Moro, não tinha competência para analisar as ações.

A volta do petista ao cenário obriga os atores políticos a um novo posicionamento, à esquerda e à direita, devido à força eleitoral que ele ainda mantêm e à certeza de que ele vai se lançar candidato à sucessão de Bolsonaro.?
Doria é tido como potencial candidato a presidente em 2022 pelo PSDB, mas não declara a pretensão de disputar o cargo.

Durante a epidemia do novo coronavírus, ele tem procurado se contrapor ao presidente, fazendo duras críticas à condução da política de saúde pública no país.

Outras notícias

POLÍTICA

PF mira Marcos do Val e senador vai usar tornozeleira eletrônica

04 de Agosto de 2025

CIDADE

Veja quando e onde o abastecimento de água será interrompido na Bahia

04 de Agosto de 2025

CIDADE

Após tiroteio, ônibus não entram no Engenho Velho da Federação

04 de Agosto de 2025

SAÚDE

Anclivepa Bahia oferece curso prático de castração para veterinários e estudantes

04 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Leo Prates lança livro legislativo e reforça compromisso com a transparência e a boa política

04 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024