Augusto Vasconcelos busca melhorar a saúde de Cajazeiras

A melhoria na saúde de Cajazeiras foi tema de reunião do ouvidor-geral da Câmara, vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), com o secretário municipal da Saúde, Leo Prates. Também participaram do encontro, na quarta-feira (7), na sede do órgão, a presidente do Conselho Distrital de Saúde em Cajazeiras, Raquel Miranda, e os conselheiros Fátima Santos, Neusa Borges e Roque Gonçalves.

Conforme o vereador, o encontro tratou do atendimento à saúde na região, uma das mais populosas da cidade, notadamente as dificuldades no atendimento de emergência, comprometido com o fechamento desse serviço no hospital Eládio Lasserre, que está atendendo apenas por regulação. O parlamentar disse que a situação vem se agravando porque o Hospital Municipal também não está atendendo, sobrecarregando o Pronto Atendimento em Cajazeiras VIII.

O secretário Leo Prates apresentou os projetos que estão destinados para Cajazeiras e fez um balanço da atuação da Prefeitura na localidade. Durante o encontro e após ouvir os relatos dos representantes da comunidade, o secretário determinou que a equipe técnica buscasse medidas para melhorar o atendimento à saúde no bairro. 

Leo Prates informou ainda que já fez uma solicitação ao Governo do Estado da Bahia para que houvesse a cessão de um terreno nas imediações do hospital Couto Maia, visando a construção de uma nova unidade de saúde. Também abordou as dificuldades do planejamento, em relação ao atendimento, mas afirmou, no entanto, que o bairro já tem 77% de cobertura da atenção básica. 

Unidade básica

“A construção dessa unidade básica de saúde, com funcionamento de 24h, daria suporte à emergência de Cajazeiras VIII, que hoje se torna a única disponível para todo o bairro. O prazo de construção seria de 18 meses, mas não existe ainda uma data para o início das obras porque o terreno ainda não está em poder da Prefeitura”, disse Raquel Miranda. 

“Sabemos que o volume de trabalho em relação à saúde é muito grande, sobretudo no período da pandemia, mas certamente encontros como esse aproximam o poder público da sociedade”, avaliou Augusto Vasconcelos.

 

Outras notícias

POLÍTICA

PL da Câmara Municipal quer incluir celebração de Olojá da Feira de São Joaquim no calendário oficial de festas de Salva

05 de Agosto de 2025

Proposta em tramitação busca reconhecer oficialmente um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos da capital baiana

POLÍTICA

PF mira Marcos do Val e senador vai usar tornozeleira eletrônica

04 de Agosto de 2025

CIDADE

Veja quando e onde o abastecimento de água será interrompido na Bahia

04 de Agosto de 2025

CIDADE

Após tiroteio, ônibus não entram no Engenho Velho da Federação

04 de Agosto de 2025

SAÚDE

Anclivepa Bahia oferece curso prático de castração para veterinários e estudantes

04 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024