Instituto que gerencia unidades de saúde na Bahia é certificado pela ONA em Maceió


FOTO:DIVULGAÇÃO

A certificação do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania aconteceu na UPA Trapiche da Barra

 

A UPA - Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, de Maceió, conquistou o selo Nível 2 - Acreditado Pleno da Organização Nacional de Acreditação - ONA. A unidade é custeada pela Prefeitura de Maceió e gerenciada pelo ISAC - Instituto Saúde e Cidadania, organização social que está à frente da gestão e operacionalização de duas unidades públicas de saúde na Bahia.

A UPA Trapiche da Barra foi a terceira unidade de urgência e emergência do país a receber o selo ONA 2 e é a única do Estado de Alagoas. Em 2019, a UPA foi certificada pela ONA em nível 1, sendo a quinta do país a receber tamanho reconhecimento à época. Um ano depois, em 2020, após nova avaliação, a unidade conquistou a manutenção da certificação e, agora, evoluiu para um nível maior de acreditação.

A ONA é uma entidade privada que qualifica unidades de saúde públicas e particulares de todo o Brasil, seguindo padrões internacionais de segurança do paciente, atendimento, estrutura, entre outras exigências. É uma certificação de garantia da qualidade, como as certificações ISO, porém, é exclusivo para instituições de saúde.

Para a presidente do ISAC, Evane Corbacho, este momento merece ampla comemoração. “Ser reconhecido neste nível em um cenário desafiador de pandemia, onde lidamos com o desconhecido todos os dias, é gratificante e recompensador, principalmente para aqueles que estão o tempo inteiro na linha de frente, lutando pela vida do próximo e, ao mesmo tempo, mantendo todos os padrões de segurança”, destaca Evane.

 

Trilha Vital 

Em 2016, o ISAC implantou na UPA Trapiche da Barra um Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente para cuidar de todos os processos que envolvem o atendimento ao usuário.

De acordo com o gestor de Assistência e Qualidade ISAC, Vinicius Menezes, o Instituto atua com foco na qualidade do atendimento, humanização e segurança do paciente. Para isso está permanentemente em busca de melhorias nos seus processos, fluxos, rotinas e protocolos. 

 “O nosso compromisso é com a vida, por isso, precisamos mitigar riscos e reduzir erros. Atuamos com a Trilha Vital de Governança Assistencial, um sistema de gestão assistencial no qual seguimos uma caminhada em que os processos, políticas e protocolos são bem definidos, compartilhados e com resultados mensurados. Assim, todo o time consegue enxergar o que está sendo realizado”, explicou.

 

Cenário desafiador

A acreditação da UPA Trapiche da Barra com o selo ONA 2 acontece em um cenário de crise sanitária mundial. Isso demonstra que é possível ter um ambiente seguro, humanizado e com assistência de qualidade no SUS - Sistema Único de Saúde mesmo em momentos desafiadores como o atual. 

Para a diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, Flávia Pontes, a certificação em nível mais alto é consequência da dedicação de toda equipe. 

“Cada um com seu papel e responsabilidades é peça fundamental na construção do serviço de qualidade que oferecemos aos usuários. Foi esse trabalho em equipe, esse engajamento, que nos trouxe esse reconhecimento”, pontuou.

A UPA Trapiche da Barra possui porte III e tem capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência em Clínica Médica, Ortopedia, Odontologia e Pediatria.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o atendimento na unidade foi modificado, com a inclusão de leitos covid-19 e mudança no fluxo assistencial. Atualmente, a UPA possui 16 leitos, sendo 11 para pacientes co,m covid-19.

 

Gestão ISAC na Bahia

O ISAC é uma organização social sem fins lucrativos que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar para entes públicos e privados.

É responsável pela gestão de 18 unidades públicas de saúde em seis estados: Tocantins, Pará, Alagoas, Bahia, Goiás e Paraná. 

Na Bahia, o ISAC faz a gestão dos Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas. As duas unidades são custeadas pela Prefeitura de Salvador.

 

Outras notícias

POLÍTICA

PL da Câmara Municipal quer incluir celebração de Olojá da Feira de São Joaquim no calendário oficial de festas de Salva

05 de Agosto de 2025

Proposta em tramitação busca reconhecer oficialmente um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos da capital baiana

POLÍTICA

PF mira Marcos do Val e senador vai usar tornozeleira eletrônica

04 de Agosto de 2025

CIDADE

Veja quando e onde o abastecimento de água será interrompido na Bahia

04 de Agosto de 2025

CIDADE

Após tiroteio, ônibus não entram no Engenho Velho da Federação

04 de Agosto de 2025

SAÚDE

Anclivepa Bahia oferece curso prático de castração para veterinários e estudantes

04 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024