16º Centro de Saúde do Pau Miúdo realiza teste rápido para zika, dengue e chikungunya
FOTO:REPRODUÇÃO
Resultado do exame é emitido em até 30 minutos
Para garantir mais agilidade do diagnóstico de dengue, zika e chikungunya para os pacientes que apresentam os sintomas dos agravos, o setor de urgência e emergência do 16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, no Pau Miúdo, unidade administrada pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde – Fabamed, realiza testes rápidos de arboviroses com resultados emitidos em até 30 minutos.
Os exames são realizados em pessoas que dão entrada na unidade apresentando sinais como: febre, dores nas articulações ou na parte de trás dos olhos. Em caso de resultado positivo para um dos casos, o paciente inicia o tratamento e, se necessário, é encaminhado para internação. Além do diagnóstico ágil, a iniciativa auxilia na triagem de pacientes com suspeita da covid-19, uma vez que alguns sintomas são semelhantes.
Toda equipe assistencial da unidade passou por uma capacitação avançada para a realização do exame. “É uma implementação importante para assegurar agilidade e eficácia na assistência aos pacientes com arboviroses. O exame possibilita o encaminhamento rápido desses indivíduos ao tratamento e, nesse momento pandêmico, ajuda as equipes de saúde na triagem dos pacientes com suspeita de Covid-19”, destacou Zorilmar Teixeira, administradora do 16º Centro de Saúde.
A unidade de urgência e emergência do 16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy funciona de forma ininterrupta, sete dias da semana – inclusive finais de semana e feriados -, em regime 24 horas. Os atendimentos acontecem por classificação de risco, ou seja, os pacientes com quadro clínico mais grave têm prioridade no acolhimento.
Outras notícias

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô
06 de Agosto de 2025

“Cantinho da Amamentação” é inaugurado na Unidade Saúde da Família (USF) São Marcos
06 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
