Agosto Dourado: Posto de saúde realiza série de palestras para orientar sobre amamentação a gestantes durante a pandemia
Últimas pesquisas apontam que não há transmissão da Covid-19 pelo leite materno
Para orientar as mães sobre a importância do aleitamento materno, o 16º Centro de Saúde, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, realiza a ‘Semana de Amamentação’ até a próxima sexta-feira (06) com intensificação da abordagem às gestantes acompanhadas na unidade durante a pandemia da Covid-19. A ação faz parte do ‘Agosto Dourado’, mês de conscientização sobre a amamentação.
Por mês, no 16º Centro de Saúde, administrado pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde – Fabamed, são disponibilizadas mais de 400 vagas para gestantes serem acompanhadas no pré-natal com enfermeira e médica obstetra. Em junho, 216 mulheres foram beneficiadas com os serviços do posto de saúde para ter uma gestação tranquila e saudável.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os artigos publicados sobre o tema indicam que os benefícios da amamentação são superiores aos riscos de transmissão do novo vírus, assim como ocorre em outras diversas viroses. A passagem de anticorpos tem sido observada não só em mães que tiveram covid-19, mas também naquelas que se vacinaram contra a covid-19, o que mostra ainda mais a importância da imunização.
A coordenadora do ambulatório do 16º Centro, Alessandra Paula afirma que o aleitamento é uma prioridade e a mãe deve amamentar até o momento que se sentir confortável, mas é preciso tomar cuidados com a manipulação do bebê, higienização das mãos e seios, além do uso de máscara. “Os benefícios do leite materno são inúmeros e não só para o bebê como também para a mãe. O leite materno previne várias doenças crônicas, como diabetes, câncer e hipertensão. Inclusive a mãe também estará se protegendo de doenças como câncer de mama”, ressalta.
Confira a programação:
Quarta-feira (04) – Técnicas de amamentação com orientação do corpo médico.
Quinta-feira (05) – Aleitamento exclusivo e materno com orientação de enfermeiras e nutricionista
Sexta-feira (06) – Importância da rede de apoio familiar no processo de amamentação com assistente social
Outras notícias

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô
06 de Agosto de 2025

“Cantinho da Amamentação” é inaugurado na Unidade Saúde da Família (USF) São Marcos
06 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
