Aulas semipresenciais do ensino fundamental são retomadas, nesta segunda (9), na rede estadual
FOTO:SEC
Depois do início das aulas semipresenciais dos estudantes do Ensino Médio da rede estadual, no dia 26 de julho, chegou a vez dos alunos do Ensino Fundamental iniciarem o ensino híbrido, a partir desta segunda-feira (09), na Bahia.
De acordo com informações da Secretaria da Educação do Estado (SEC), é esperado o retorno de mais de 125 mil estudantes às salas de aula. A superintendente de políticas para a educação básica da SEC, Manuelita Brito, reforça que as escolas foram preparadas com todos os protocolos sanitários recomendados para evitar a disseminação da covid-19.
“Desde o início da pandemia a secretaria vem promovendo as adequações e ajustes nas escolas. Desde o ano passado os nossos protocolos vêm sendo disseminados entre a rede, com o objetivo de promover as adequações aos protocolos recomendados pela Organização Nacional da Saúde (OMS) e pelo nosso Comitê Estadual. Ao longo desse percurso, a secretaria já investiu mais de 300 milhões em adaptações, reformas, manutenção, conectividade, etc. É o conjunto de preparações que vêm sendo feitas há bastante tempo. A gente considera que a primeira etapa, que foi o retorno do ensino médio, vem mostrando que há de fato um ambiente que amplia a confiança dos familiares e a confiança dos educadores”, disse Manuelita.
A superintendente informa ainda que foram adquiridos termômetros para a aferição da temperatura, disponibilização de pias e álcool 70% para higienização das mãos e distanciamento entre as carteiras. As turmas serão divididas em 50%, com aulas presenciais dia sim, dia não. Nos outros dias, os estudantes participam das aulas e atividades remotas, em casa. O uso de máscaras é obrigatório em todas as escolas.
Ainda de acordo com Manuelita Brito, a SEC espera um retorno gradativo dos alunos, assim como aconteceu com a volta do ensino médio. “Isso é natural. Em todos os lugares do mundo isso aconteceu. Os alunos vão voltando devagarzinho, mas é isso que a gente quer ver. A gente quer ver essas crianças e adolescentes de volta a escola com segurança em salas de aula”, finalizou.
Vacinação
Na Bahia, até às 16h deste domingo (8), 227.643 trabalhadores da educação foram vacinados contra a Covid-19. Ao todo, o estado possui 6.731.405 vacinados com a primeira dose. Desses, 2.821.322 receberam também a segunda aplicação, e mais 251.686 vacinados com o imunizante de dose única. A Bahia já vacinou 63% da população com 18 anos ou mais com, pelo menos, a primeira dose
Outras notícias

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô
06 de Agosto de 2025

“Cantinho da Amamentação” é inaugurado na Unidade Saúde da Família (USF) São Marcos
06 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
