Verão Sem Mosquito’ CCZ realiza inspeção no circuito da festa de Yemanjá, floriculturas e hortos
Medida visa cercar o mosquito Aedes aegypti no período que antecede a data da Festa de Yemanjá em que fiéis levam presentes para a Rainha do Mar
No intuito de intensificar as ações de prevenção e controle vetorial das arboviroses (Chikungunya, Dengue, Febre Amarela e Zika) neste verão, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), através da Subcoordenação de Ações e Controle das Arboviroses (SUGARBO) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza inspeções no tradicional circuito da festa de Yemanjá, na região do Rio Vermelho, nestas quarta-feira (26) e quinta (27), período que antecede a data da festa, que foi cancelada pelo segundo ano consecutivo.
No entanto, o entorno atrai fiéis que levam presentes para a Rainha do Mar, festejada no 2 de fevereiro. As inspeções zoossanitárias vetoriais e aplicação de larvicida e/ou inseticida ocorrerão em bocas de lobo em todo trajeto da festa de Yemanjá. Além disso, estabelecimentos que comercializam plantas naturais a exemplo de hortos, floriculturas, viveiros também serão visitados pelas equipes multiprofissionais do CCZ.
A mobilização faz parte do plano ‘Verão Sem Mosquito’, que visa prevenir e reduzir os criadouros do mosquito da cidade nesse período. “Uma ação de intensificação vai exigir o empenho, principalmente da população em se tornar o agente da própria casa, da rua e do bairro, somando esforços contra o Aedes na cidade. Estamos no do período de maior risco, que são os meses de janeiro a abril, com essa rotina de eliminação de criadouros do vetor das doenças dengue, zika e chikugunya”, afirma a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez.
Denúncia
Caso encontre alguma situação de risco, o cidadão pode ligar para o Fala Salvador, através do 156, para realizar a denúncia.
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
