MP requer 100% dos ônibus no horário de pico em Salvador
O Ministério Público da Bahia reiterou à Justiça nesta terça-feira (08) um pedido para que se determine ao Município de Salvador a retomada integral da circulação de 100% da frota de ônibus efetiva do sistema de transporte coletivo municipal, durante os horários de pico (das 05h às 08h; das 08h às 12h e das 15h às 21h).
A petição foi protocolada, na última segunda-feira (7), pela promotora de Justiça Rita Tourinho.
No documento, é solicitado o deferimento do pedido liminar feito em ação civil pública ajuizada em outubro de 2020 e a designação de audiência de conciliação.
O pedido é feito após a Secretaria de Mobilidade Urbana de Salvador (Semob) ter enviado informações, solicitadas pelo MP-BA, sobre a diferença entre a frota de ônibus disponível e alocada.
Atualmente Salvador opera com 1,8 mil ônibus, uma redução de 400 veículos. A quantidade é considerada suficiente pela Secretaria para atender à demanda.
Rita Tourinho considera as explicações insuficientes e não condizentes com o cenário de pandemia da Covid-19, que ainda permanece, inclusive com aumento de casos no início deste ano.
A promotora destacou ainda a recomendação do Conselho Estadual de Saúde, que orienta as gestões municipais a ampliar a oferta do serviço de transporte público, com o aumento do número de linhas para evitar aglomerações em horários de pico de passageiros.
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
