Guarda Municipal já distribuiu 15 mil máscaras nos pórticos da Barra
Com a instalação dos três pórticos na Barra pela Prefeitura para orientar as pessoas em relação às medidas de enfrentamento à Covid-19, a Guarda Civil Municipal (GCM) já distribuiu 15 mil máscaras desde 28 de janeiro passado, quando foi iniciada a ação. A quantidade chamou a atenção do diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima, pois a distribuição é feita apenas para as pessoas que passam pelos portais sem o uso do dispositivo de proteção.
“Não imaginávamos distribuir essa quantidade, porque acreditamos que, nesse momento, todos já tenham conhecimento pleno das medidas de proteção da pandemia e o uso da máscara é o básico, fundamental. Nenhuma pessoa deveria estar saindo de suas casas para frequentar um local público sem fazer o uso delas", afirmou.
Lima aproveitou o momento para pedir que as pessoas tenham essa preocupação e fiquem atentas ao uso da máscara. “É uma ação básica e fundamental para que haja um nível de controle da pandemia e que as pessoas possam permanecer em local público com um pouco mais de segurança”.
Resultados – Desde a implantação dos três portais na Barra (na altura do Barra Center, no Farol e no Porto), a GCM vem registrando resultados positivos da ação. Algumas aglomerações que estavam ocorrendo no calçadão deixaram de existir, houve uma redução no fluxo de pessoas no local e as pessoas passaram a se preocupar mais com a máscara – mesmo aquelas que estavam sem, fizeram o uso após orientação dos guardas.
“No domingo, que era o dia mais crítico, entre as 16h e 19h, realmente houve uma redução, em relação à aglomeração, em torno de 30 a 40%, o que representou efetivo resultado para a operação. O que acompanhamos no primeiro final de semana, que foi de muito sol, se repetiu no último, que foi mais chuvoso. Mantivemos a operação, conforme estabelecido”, contou o diretor.
Atuação – Os agentes da GCM estão de prontidão nos pórticos da Barra de sexta a domingo, das 7h às 19h. Além da distribuição de máscaras e das ações de higienização, os guardas fazem a fiscalização, orientação e, se necessário, coíbem o descumprimento dos decretos municipais no local.
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
