Empresa abre mais de 8,5 mil vagas para Jovem Aprendiz na Bahia e 17 estados

A organização sem fins lucrativos Ensino Social Profissionalizante (Espro), ligada ao Rotary Club, abriu inscrições para mais de 8,5 mil vagas destinadas a jovens entre 15 e 22 anos que desejem participar do Programa Jovem Aprendiz em empresas localizadas em mais de 50 municípios, em 18 estados.

Há vagas em São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, no Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Pará, na Bahia e Paraíba.

A entidade trabalha como capacitadora dos jovens, em convênio com grandes empresas de diversos setores, como o bancário e a indústria alimentícia e farmacêutica.

De acordo com a legislação brasileira, todas as empresas públicas e privadas de médio a grande porte devem ter de 5% a 15% de aprendizes nas funções que demandem capacitação profissional em seu quadro de funcionários.

Os jovens podem ser contratados como aprendizes por um período máximo de dois anos. O contrato é registrado na carteira profissional e garante pagamento de salário-mínimo/hora, formação técnico-profissional e outros direitos trabalhistas e previdenciários, como 13º salário, recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), vale-transporte e férias.

A carga horária do jovem aprendiz deve ser de, no máximo, 6 horas, e os aprendizes que não tiverem concluído o ensino médio devem ter uma rotina que não interfira na frequência escolar. Em geral, é dada preferência a jovens em situação de vulnerabilidade social.

A meta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é atingir a marca de 1,7 milhão de jovens aprendizes contratados entre 2016 e 2019. Os interessados nas vagas da Espro devem cadastrar o currículo no site da empresa.

 

Da Redação|Bahia25Horas

Outras notícias

ENTRETENIMENTO

Circuito Furta-Cor promove formação e ocupações artísticas para pessoas LGBTQIAPN+ com foco em pessoas lésbicas

08 de Julho de 2025

Durante os meses de julho e agosto, o projeto oferece ciclo de oficinas gratuitas para formação em diversos temas de produções artísticas; o Circuito Furta-Cor ocupa, ainda, diferentes espaços da cena LGBTQIAPN+ no Centro Histórico, apresentando os resultados com mostras culturais

ECONOMIA

Salvador volta a ter voo direto para o Panamá; saiba quando

03 de Julho de 2025

CIDADE

MPT-BA investiga explosão de fábrica de fogos com duas mortes

03 de Julho de 2025

CIDADE

Cidades baianas entram em alerta para chuvas intensas; saiba quais

03 de Julho de 2025

CIDADE

Um triplo homicídio foi registrado na noite desta quarta-feira (2), na localidade conhecida como Baixa da Gia, no bairro

03 de Julho de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024